São José alcança saldo positivo de 11 mil empregos neste ano

Com a aproximação do período de compras de final do ano, o comércio puxou a alta de empregos em novembro. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Mais uma vez São José dos Campos voltou a registrar saldo positivo na geração de empregos e atingiu 10.902 novos postos de trabalho criados entre janeiro e novembro de 2024.

No mês passado, o saldo positivo de empregos com carteira assinada na cidade foi de 978 postos.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Caged (Cadastro Geral de Empregos e Desempregados), ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego.

O saldo de empregos, segundo a metodologia utilizada pelo Caged, é o resultado da diferença de admissões e demissões e se refere a postos formais, com carteira assinada.

Comércio

De acordo com os dados do Caged, o comércio foi o que mais puxou a geração de empregos na cidade em novembro, com 611 postos criados.

Também registraram números positivos a Indústria, com 261 vagas, e o setor de serviços, com saldo positivo de 173 empregos.

A construção civil teve uma retração de 64 vagas, assim como a agropecuária, com 3 postos a menos de saldo.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Segundo o Caged, o estoque de empregos formais em São José dos Campos chegou a 208.596 trabalhadores.

Se for considerado todo o ano, entre janeiro e novembro, o setor de serviços lidera o ranking na cidade. Do total de 10.902 empregos formais de saldo positivo, 6.389 foram criados na área.

Outros 1.980 postos de trabalho foram gerados na indústria e 1.591 no comércio. Logo depois aparecem a construção, com 933 empregos de saldo, e a agropecuária, com 9 vagas.

Qualificação profissional

A Prefeitura oferece cursos de qualificação gratuitos à população, por meio do Programa Qualifica São José. O objetivo é incentivar a capacitação dos trabalhadores para o mercado de trabalho, como forma de ampliar as chances de recolocação profissional.

Em 2024, foram oferecidas por meio do programa cerca de 35 mil vagas, com mais de 50 mil inscrições de pessoas interessadas em participar dos cursos de qualificação, ministrados na modalidade presencial ou à distância.

O aumento das vagas oferecidas pelo Programa Qualifica e a criação de novos cursos estão previstos no Plano de Gestão 2021/2024.

Assessoria de Imprensa

Botão Voltar ao topo