Defesa Civil de Pinda realiza mais de 1.090 atendimentos em 2024

(Foto: Divulgação/PMP)

A Defesa Civil de Pindamonhangaba fechou relatório das ações realizadas no ano de 2024, que contou com 1.099 ocorrências atendidas.

A maior quantidade de ocorrências ocorreu nos meses de abril, setembro e outubro, com 103, 98 e 119, respectivamente.

O diretor da Defesa Civil, Michel Cassiano, explicou que “os atendimentos foram realizados durante os 365 dias do ano.

Eles ocorreram durante o período de chuvas de verão, devido à intensidade de chuvas e ventos fortes, com maior número ocorrências referentes a alagamento, inundações, quedas de barreiras, quedas de árvores, e durante o período de estiagem, com ocorrências referente às queimadas ou incêndios”.

Ele ressaltou que “em 2024 houve estiagem muito severa na região, triplicando os atendimentos. Foram 32 ocorrências de combate a queimadas em comparação com 10 ocorrências de 2023”.

De acordo com ele, das 1.099 ocorrências atendidas, outros serviços com grandes índices de atendimentos foram relacionados ao setor de Defesa Animal, com 455 ações; remoção de abelhas e marimbondos (405 casos); além de vistorias em imóveis (57 ocasiões), entre outras.

Segundo Michel Cassino, “o relatório final da Defesa Civil evidencia a importância da atuação preventiva e emergencial da equipe no enfrentamento de diferentes tipos de ocorrências.

O destaque para fenômenos climáticos atípicos e o aumento significativo no volume de atendimentos reforçam a necessidade de um planejamento contínuo e de ações integradas entre diferentes setores da administração pública.

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As ações preventivas, como vistorias, simulações e treinamentos também são fundamentais para minimizar os impactos de desastres e aumentar a resiliência da população, por isso é essencial o nosso trabalho preventivo, garantindo uma cidade mais segura e preparada para enfrentar os desafios futuros,” declarou.

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