A partir de uma escuta ativa no primeiro ano de gestão e em resposta à demanda de estudantes e professores, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) ampliou, em 2024, 60% do tempo destinado à aprendizagem de Língua Portuguesa e 70% à Matemática para o Ensino Médio.
Em Matemática, os resultados da Prova Paulista — a avaliação bimestral da rede — apontam evolução das notas na disciplina. Do primeiro bimestre para o terceiro bimestre deste ano, a evolução nas notas foi de mais de 13 pontos percentuais.
Já em Língua Portuguesa, o avanço foi de 10,2 pontos percentuais na comparação entre os acertos do primeiro bimestre e terceiro bimestre da Prova Paulista entre os estudantes do Ensino Médio.
Outra novidade em 2024 foi a inclusão de aulas de Educação Financeira para estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio.
Olimpíadas do conhecimento
Para valorizar o aprendizado em Matemática e Língua Portuguesa e exaltar a dedicação dos estudantes, a Educação criou, neste ano, de forma inédita, a Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo (Omasp) e a Olimpíada de Redação das Escolas Estaduais (Redasp).
Pelas duas olimpíadas, mais de 250 mil estudantes foram premiados em 2024 com medalhas de ouro, prata e bronze. Para os melhores alunos de matemática, a Educação ofereceu ainda um curso exclusivo preparatório para a participação da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), com resultados que ainda serão divulgados.
Taynara Guedes Xavier, de 18 anos, matriculada na 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor João Baptista Alves Silva, na zona norte de São Paulo, não só reconhece o impacto da ampliação do tempo destinado às duas disciplinas, como está entre os estudantes que foram valorizados pelo seu desempenho. Ela está entre 463 alunos da rede de ensino que foram medalhistas de ouro em ambas as olimpíadas das escolas estaduais deste ano.
“Sempre fiz o que estava ao meu alcance para alcançar bons resultados e as olimpíadas vieram para mostrar que temos potencial. Gostei bastante deste ano e vou levar para a vida o que aprendi no Ensino Médio”, comenta Taynara, que além de estudar em uma unidade de ensino integral de sete horas, é jovem aprendiz na área de elétrica industrial na Petrobras.
Ela conta que utiliza as ferramentas Khan Academy e Redação Paulista para complementar os estudos. “No começo, eu achei que seria muita coisa, mas elas foram importantes para os meus estudos. É claro que nenhuma ferramenta substitui os meus professores, elas complementam o trabalho deles, que foram essenciais, assim como a equipe gestora, pelo ano que tive”,
A jovem, que encerra a educação básica neste ano, já está à espera do resultado do Provão Paulista, concorre a uma das mais de 15 mil vagas do “vestibular” da rede estadual e registrou, como opções, medicina, direito ou engenharia. “Eles me apoiaram muito nos estudos, meus professores e a equipe gestora foram essenciais para o que conquistei”, diz.
Medalhas e passaporte
Da cidade de Santo André, Daniel Y. Motoyama, de 15 anos de idade, conquistou uma medalha de ouro e prata em duas fases Omasp, de bronze na Redasp e, pelo desempenho em língua inglesa, está entre os 500 primeiros alunos que viajarão em 2025 para o intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo. Além de Daniel, outros 45 alunos são medalhistas das olimpíadas e também intercambistas. “Gosto muito das áreas de exatas e também de linguagens, assim como gostei da inclusão da disciplina de educação financeira. Acredito que a ampliação dessas duas áreas são bem importantes pelo conhecimento que vou levar quando me formar”, afirma.
Sobre o intercâmbio, Daniel conta que nunca ficou tanto tempo longe da família e que, coincidentemente, um primo que ele não vê há muitos anos, também de origem japonesa, mora no país de destino do Prontos pro Mundo — o aluno da rede nasceu no Japão e a família se mudou para o Brasil quando ele tinha um ano de idade.
“Nem eu mesmo acreditava que pudesse ir tão longe. Meu pai ficou chocado e a minha mãe chorou um pouco quando soube da minha aprovação para o intercâmbio. Com todas essas conquistas, o que eu tenho a dizer para os meus colegas é que eles podem se esforçar e, por mais que eles não acreditem que vão conseguir, eles podem ser recompensados pelo esforço nos estudos, e bastante, como aconteceu comigo”, complementa Daniel.
Coordenadora da área de linguagens da Escola Estadual Sérgio Milliet da Costa e Silva, unidade em que Daniel está matriculado, a professora Mineia Tomaz da Silva vê as mudanças na grade curricular como positivas. “Sou suspeita para falar da área de linguagens e sei da importância de todas as disciplinas e do trabalho dos meus colegas, mas percebo que, com a ampliação do tempo destinado a matemática e língua portuguesa, os estudantes podem estudar essas duas áreas com afinco”, diz Mineia.
Mudanças seguirão em 2025
Para 2025 a Seduc-SP já definiu a adequação da matriz curricular do Ensino Médio em consonância com a Política Nacional do Ensino Médio (lei nº 14.945/2024), aprovada em julho, e que adequa a carga horária da formação básica geral para 2.400 horas e itinerários formativos para 600 horas.
Com as mudanças, os alunos da 3ª série terão um aumento de 78% do tempo das aulas de Língua Portuguesa e de 33% de Matemática. Não há mudanças nos itinerários formativos, que seguem com três opções de áreas, duas acadêmicas, exatas e humanas, e a técnica profissional.
A novidade é a inclusão de mais duas disciplinas na matriz curricular da rede estadual de São Paulo. Alunos da 3ª série do Ensino Médio e também do 9º ano do Ensino Fundamental terão por semana mais duas aulas de orientação de estudos de Matemática e outras duas de orientação de estudos de Língua Portuguesa.
A disciplina de Educação Financeira, incluída no currículo paulista a partir deste ano, também será redefinida entre os anos e séries. Agora as aulas focadas no aprendizado de Matemática e em como os estudantes podem construir uma relação melhor com o dinheiro ao longo da vida será obrigatória na grade do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Além disso, a aula de leitura e redação será ofertada a todas as séries dos anos finais do Fundamental.
São Paulo São Todos na Direção Certa
Em 2024, a administração estadual trabalhou para trilhar um caminho que garante mais investimentos para gerar oportunidades, fomentar a prosperidade e garantir mais dignidade para as pessoas. O Governo de SP vem se tornando mais eficiente ao seguir as diretrizes do plano SP na Direção Certa, focado em medidas de equilíbrio fiscal e modernização do estado.
São Paulo atingiu maior marca dos últimos 25 anos em leilões, com recorde de R$ 340 bilhões em investimentos para escola, estradas, trilhos e saneamento desde o início da gestão. Destaque para a histórica desestatização da Sabesp, que antecipa em 4 anos a universalização de água e esgoto em benefício de milhões de paulista e para o TIC Campinas, que após 20 anos de espera está se tornando realidade. Na saúde, foram em média 3,2 mil cirurgias diárias, com redução na espera em até 82,6% para especialidades como reparadora de mamas e do aparelho circulatório. A educação facilitou a entrada dos estudantes no ensino superior com 30 mil vagas no Provão Paulista.
Na segurança, o efetivo foi reforçado com 7,8 mil novos policiais em 2024, maior crescimento dos últimos 14 anos. O movimento SP Por Todas integrou políticas públicas para saúde, segurança e independência da mulher pela 1ª vez. O Casa Paulista, maior programa habitacional de SP, entregou mais de 50 mil casas. Com o apoio do Governo de São Paulo, o agro paulista se consolidou como o maior exportador do Brasil e liberou cerca de meio bilhão em crédito.
O Metrô da capital atingiu o maior investimento em 50 anos com quatro obras de construção e expansão simultâneas. No Desenvolvimento Social, o Bom Prato serviu 3,2 milhões de refeições por mês, com abertura de 20 novas unidades. O turismo recebeu o maior aporte em créditos do país: R$ 2 bilhões. E na Cultura, destaque para o CULTSP PRO, maior programa de formação e qualificação voltado ao setor cultural do Brasil, o maior programa de formação e qualificação do setor cultural e criativo do país.