Com o tema “Emergência Climática”, Pindamonhangaba realiza a 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, em 21 de Janeiro de 2025, na Faculdade Anhanguera. A organização do evento tem à frente a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A Conferência tem por objetivo analisar, propor e deliberar propostas com base na realidade local, e eleger pessoas delegadas para a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, de acordo com a Portaria do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), nº 1.016, de 18 de março de 2024. Para tanto, está organizada em 5 eixos: 1 – Mitigação; 2 – Adaptação e preparação para desastres; 3 – Transformação Ecológica; 4 – Justiça Climática e 5 – Governança e Educação Ambiental.
Podem participar da Conferência Municipal do Meio Ambiente todas as pessoas maiores de 16 anos que se inscreverem a partir desta quarta-feira, dia 8, por meio do site da Prefeitura (www.pindamonhangaba.sp.gov.br) ou no dia do evento, das 8 às 9 horas. A intenção é assegurar ampla participação de representantes da sociedade civil e poder público.
“A realização da Conferência Municipal de Meio Ambiente em Pindamonhangaba, com o tema ‘Emergência Climática’, é de extrema importância para o município, pois oferece uma oportunidade de reflexão sobre os desafios ambientais enfrentados localmente e globalmente. A crise climática é um problema urgente que exige ações coordenadas, e esse evento é fundamental para engajar a comunidade, autoridades e especialistas na busca de soluções concretas”, disse o secretário de Meio Ambiente, Rafael Lamana. “A troca de ideias e experiências possibilita a construção de um futuro sustentável, no qual a preservação do meio ambiente e a adaptação às novas realidades climáticas são prioridades”, concluiu.