Agentes da Defesa Civil de Taubaté realizaram uma visita ao Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), em São José dos Campos, para convidar pesquisadores do órgão a participarem da 1ª Conferência de Meio Ambiente de Taubaté, em 22 de janeiro, visando discutir possibilidades de inclusão do município na rede nacional de monitoramento de desastres naturais.
Além de apresentar o tema central e formalizar o convite aos especialistas do Cemaden como palestrantes no evento, os agentes da Defesa Civil aproveitaram a oportunidade para conhecer as instalações do centro, entender as ferramentas utilizadas no monitoramento e esclarecer dúvidas sobre o processo de inclusão de Taubaté na rede de municípios monitorados.
A conferência será realizada no dia 22 de janeiro, das 8h às 17h, com o tema ‘Emergência climática: o desafio da transformação ecológica’, no auditório do Sedes (Sistema Educacional de Desenvolvimento Social), localizado na avenida Amador Bueno da Veiga, 220, Jardim Jaraguá.
Rede Nacional de Monitoramento
Atualmente, o Cemaden monitora 1.133 municípios em todo o Brasil, com foco em áreas com histórico de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos. Essa rede integra o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres e exige que os municípios monitorados possuam áreas de risco identificadas, mapeadas e georreferenciadas.
A inclusão de Taubaté na rede de monitoramento representaria um avanço significativo na gestão de riscos climáticos da cidade, permitindo acesso a tecnologias avançadas e alertas preventivos, que reforçam a segurança da população e aprimoram a capacidade de resposta em situações de emergência.