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Sidônio Palmeira assume a Secom da Presidência da República

Em cerimônia no Palácio do Planalto nesta terça-feira, 14 de janeiro, presidente Lula assina a posse do novo chefe da pasta

Presidente Lula e Sidônio Palmeira na cerimônia de posse do novo ministro da Secom da Presidência, nesta terça-feira, 14 de janeiro – Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta terça-feira, 14 de janeiro, a posse de Sidônio Palmeira, o novo ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), em cerimônia no Palácio do Planalto.

Palmeira é publicitário, já atuou como presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e foi presidente do Sindicato das Agências de Propaganda da Bahia, além de ter liderado o trabalho de campanha de 2022, que elegeu Lula para seu terceiro mandato.

Em seu discurso, Palmeira disse que assume o novo desafio motivado por “sentimento de justiça” e para seguir apresentando as ações e projetos de um governo que, como ele reforçou, em dois anos “arrumou a casa, melhorou os indicadores econômicos de justiça social e de combate à pobreza. Fez renascer ministérios e programas sociais importantes, reduziu a mortalidade infantil e está retirando milhões de brasileiros e brasileiras do mapa da fome. O nosso país voltou a ser respeitado pelo mundo”.

O novo ministro da Secom lamentou, porém, que todos esses avanços nem sempre são percebidos por uma parcela da população, o que exige estratégias de comunicação cada vez mais alinhadas com as demandas da sociedade e que compreendam a complexidade do atual cenário, que inclui as mentiras nos ambientes digitais. “Esse movimento aprofunda o negacionismo, a xenofobia e as violências raciais e de gênero. Promove um revisionismo histórico sob regência do charlatanismo político, que promete prosperidade imediata e pavimenta a cultura do ódio, do cancelamento e do individualismo”, afirmou.

“A informação dos serviços não chega à ponta. A população não consegue ver o governo em suas virtudes. Como profissional de marketing, trago também uma outra visão da publicidade, como prestadora de serviços, que informa e contribui para melhorar a vida das pessoas. As mães e os pais precisam saber que chegou vacina no posto. O garoto que está na escola precisa saber que existe o Pé-de-Meia. A jovem precisa saber que o governo fornece absorvente para proteger a dignidade dela”, exemplificou.

Além do acesso à informação a todos os cidadãos brasileiros, o ministro garantiu que serão prioridades da comunicação do Governo Federal: a defesa da integridade da informação; a defesa da liberdade de expressão; o combate à desinformação e ao discurso de ódio.

DESPEDIDA – Na mesma cerimônia, o agora ex-ministro da Secom Paulo Pimenta agradeceu ao presidente Lula o período em que comandou a pasta. “Chegamos aqui, enfrentamos o 8 de janeiro na primeira semana do governo. Tenho certeza que nós vamos entregar uma Secom em condições muito melhores do que aquelas que nós encontramos, até porque o ministério não existia. Foi totalmente reconstruído e totalmente reorganizado”, disse Pimenta.

Ele listou todos os avanços da comunicação nos dois primeiros anos do governo, como a divulgação de dados regionalizados. “Recuperamos uma relação de respeito no ambiente republicano com as agências que trabalham com o governo e com a população. Democratizamos o acesso às mídias do governo, às rádios comunitárias, aos pequenos sites, às rádios. Hoje, o Brasil inteiro se enxerga e faz parte da política nacional do Brasil”, acrescentou.

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Ele ainda elogiou Sidônio Palmeira e a nova equipe, e disse ter “absoluta convicção” de que esses profissionais vão “cumprir com maestria” a missão de divulgar as ações de governo para a população e também para enfrentar alguns dos maiores desafios da atualidade quando o assunto é comunicação: o uso das plataformas digitais e a “luta incessante contra a mentira e contra as fake news”.

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