publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Reportagem da TV Aparecida destaca a riqueza das frutas no Brasil

(Foto: Reprodução/TV Aparecida)

O “Arquivo A” desta quinta-feira (16/1), às 21h, será dedicado às frutas. A jornalista Rafaela Lourenço será responsável pela reportagem, que vai explorar um dos gêneros de alimentos mais consumidos e também produzidos no Brasil, de muitas cores, formatos e diferentes sabores.

Dados levantados pela produção apontam que o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, ficando atrás apenas da China e da Índia.

Segundo a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), o setor responde por 16% de toda a mão de obra do agronegócio.

Um dos lugares visitados foi o Mercado Municipal Paulistano, onde a jornalista experimentou algumas frutas, entrevistou uma nutricionista, vendedores e consumidores.

O Mercadão, inspirado no Mercado Central de Berlim na Alemanha, foi inaugurado em 1933.

São mais de 290 boxes distribuídos em hortifrúti, venda de carnes, doces, especiarias e restaurantes. E a variedade de frutas atrai muitos visitantes.

Depois, a reportagem vai explicar como funciona a agricultura familiar, visitando o sítio de um casal que há 16 anos trocou a cidade pela roça, produzindo e vivendo dos produtos orgânicos.

Os pequenos e médios produtores ajudam a atender a demanda e fomentar a produção e o consumo interno, driblando os altos valores.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São 3,9 milhões de propriedades de agricultura familiar no Brasil, que representam 77% de todos os estabelecimentos agrícolas brasileiros.

O programa ainda vai conhecer ações que preservam a natureza e evitam o desperdício com o consumo consciente da fruta e vai explicar o que é a ecogastronomia, que realiza receitas deliciosas com frutas.

E por fim, na cidade de Mogi Mirim (SP), o “Arquivo A” vai conhecer os processos da produção e comercialização do limão Tahiti.

Essa empresa familiar iniciou as atividades agrícolas na década de 70 com o milho, algodão, hortaliças e principalmente mudas cítricas.

Dos anos 80 para cá os trabalhos se concentraram no limão, se tornando pioneira na exportação da fruta.

“Arquivo A”, quinta-feira, às 21h

Botão Voltar ao topo