A Prefeitura de Pindamonhangaba cumpriu mais uma etapa importante da obra de ligação da região da UPA do Araretama aos bairros Vila Rica e Lessa, passando ao lado dos trilhos da MRS, e parte de trás dos condomínios e shopping até chegar à Avenida Abel Correa Guimarães.
Na última semana, a Secretaria de Governo e Serviços Públicos de Pindamonhangaba e o Exército fizeram a instalação de 32 aduelas, que são estruturas de concreto usadas em pontes e avenidas para áreas de drenagem. Para isso, foram usados guindaste e outros equipamentos do Exército, além de maquinário da Prefeitura.
A instalação das aduelas é a última fase do sistema de drenagem, que já contou com quatro intervenções de dreno anteriores desde julho de 2024, quando as obras foram iniciadas, totalizando mais de 400 metros de galerias para captação de águas pluviais, prevenindo enchentes na área.
A próxima fase será o serviço de terraplanagem, que deve ser realizado nas próximas semanas, a depender das condições climáticas, além de guias e sarjetas.
A nova via terá aproximadamente 1,2 km de extensão e terá mão-dupla para o tráfego de veículos, e ainda contará com ciclovia, sistemas de iluminação pública e calçada.
O vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços Públicos, Rafael Goffi, disse que “a nova avenida visa melhorar a mobilidade urbana de Pindamonhangaba, que já acumula 108 mil veículos licenciados, criando uma rota mais curta, rápida e eficiente de ligação entre duas importantes regiões da cidade e desafogando o trânsito da rodovia Amador Bueno da Veiga (Pinda/Taubaté) e da avenida Alcides Ramos Nogueira, principalmente nos horários de pico”.
O prefeito Ricardo Piorino explicou que a “mobilidade urbana será um dos pontos de grande destaque em Pindamonhangaba. Acabamos de criar uma Secretaria voltada especificamente para isso, para mobilidade e planejamento do trânsito. Esta obra foi iniciada na nossa gestão com o ex-prefeito Dr. Isael Domingues e damos continuidade agora juntamente com o Goffi. Nos últimos anos a cidade cresceu muito em vários indicadores e com o trânsito não foi diferente. O tráfego de veículos está intenso e precisamos buscar meios para facilitar o deslocamento das pessoas e darmos condições para o desenvolvimento da cidade”.
Piorino e Goffi elogiaram o empenho dos funcionários da Secretaria de Governo e Serviços Públicos na obra e agradeceram ao Exército pela parceria na instalação das aduelas.