publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Coronel Renata é a primeira mulher na direção do Hospital Militar de Resende

A militar traz consigo uma carreira de dedicação e excelência, consolidada ao longo de anos de serviço militar e atuação na área de saúde

Coronel Renata Cristina de Almeida Martins Schmidt. (Foto: Divulgação/AMAN)

No dia 20 de janeiro de 2025, foi realizada, no Hospital Militar de Resende (HMR), localizado dentro das dependências da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), a solenidade de passagem de direção da Organização Militar de Saúde do Coronel Ubiratan de Oliveira Magalhães para a Coronel Renata Cristina de Almeida Martins Schmidt.

O evento teve início com a inauguração do retrato e a entrega do distintivo de comando ao Diretor sucedido. Em seguida, em evento presidido pelo General de Brigada Cesar Uilson Goettems, Diretor do Hospital Central do Exército, ocorreu a cerimônia de transmissão do cargo.

Nesta ocasião, na presença de oficiais-generais da ativa e da reserva, de antigos diretores do HMR, de familiares, de representantes da imprensa local e do corpo permanente da Unidade, o Cel Ubiratan agradeceu todo o apoio recebido da 1ª Região Militar, do Comando da AMAN, dos integrantes do HMR e de toda a família militar: “… Foi uma honra estar com os senhores, militares probos, que entenderam, planejaram e executaram, proativamente, todas as missões. Durante minha passagem, deixei amigos que jamais esquecerei. Aqui na AMAN, onde começa a história do oficialato de carreira das Armas, pude ver a seriedade com que são conduzidas as instruções. Nós somos um elo nesse processo.”, declarou o Coronel Ubiratan.

A Coronel Renata, diretora sucessora, é natural do Rio de Janeiro e ingressou no Exército em 8 de março de 1999, na antiga Escola de Saúde do Exército. Com passagens pelo Hospital de Guarnição de Marabá (PA), Posto Médico de Guarnição de Vila Velha (ES), Comando da 2ª Região Militar, Hospital de Guarnição de João Pessoa (PB), também foi Chefe da Unidade Médica Nível I do Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT-26) na Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH). Além disso, atuou como instrutora da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e como adjunta no Comitê de Planejamento Estratégico do Sistema de Saúde do Exército.

O segmento feminino tem ocupado, cada vez mais, espaços nas Forças Armadas. O HMR passa a ser mais um exemplo dessa transformação. Pela primeira vez, desde a criação da Organização Militar, há 80 anos, uma mulher ocupa a função de diretora. “Adquirimos muita bagagem durante a carreira, afinal, são quase 30 anos de serviço. Assumo a função com uma boa expectativa, pois aqui encontrei um hospital muito bem estruturado. Tenho certeza de que será uma missão muito profícua”, afirmou a Coronel Renata ao término da solenidade.

Hospital Militar de Resende, atualmente subordinado ao Comando da 1ª Região Militar,. (Foto: AMAN/Divulgação)

SOBRE O HOSPITAL MILITAR DE RESENDE
O Hospital Militar de Resende, atualmente subordinado ao Comando da 1ª Região Militar, originou-se da fusão do Centro de Recuperação de Itatiaia e do Hospital Escolar/AMAN, recebendo sua denominação atual a partir de 2015.

A principal missão do HMR é prestar assistência médico-hospitalar e odontológica aos usuários do Sistema de Saúde do Exército da região Sul Fluminense. Para isso, conta com diversas especialidades médicas, além de dentistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, entre outras, atendendo cerca de 100 mil pacientes anualmente.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Botão Voltar ao topo