Na quinta-feira, 23 de janeiro, às 14h, o Brasil terá o primeiro Banco de Ensaios de Compressores (BEC) para turbinas aeronáuticas do hemisfério Sul, trilhando caminhos antes visitados apenas por países de primeiro mundo. Nascido de uma parceria da AERO CONCEPTS com o Departamento de Ciência e Tecnologia de Aeronáutica (DCTA) e com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o projeto de criação de uma estrutura capaz de realizar testes de segurança, desempenho e confiabilidade de componentes aeronáuticos já tem data de inauguração. Tal iniciativa promete trazer dinamismo aos processos de testes de equipamentos a serem utilizados pelas Forças Armadas em prol da defesa nacional. Este projeto posiciona não apenas o Brasil, mas também a cidade de São José dos Campos como protagonistas na área de inovação tecnológica.
A iniciativa, que contou com o investimento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), foi assinada em outubro de 2020 e faz parte do complexo de bancos de ensaios de desenvolvimento de motores aeronáuticos das classes turbojato e turbofan do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o qual dará ao Brasil condições reais para gerar componentes aeronáuticos confiáveis com foco nas certificações exigidas e em produções seriadas para atendimento ao mercado nacional e internacional.
Alexandre Roma, Diretor de Operações e cofundador da AERO CONCEPTS, destaca a importância do banco: “Desde o início, sabíamos que o desafio seria grande. A construção do BEC exigiu o máximo da nossa equipe e um alto investimento de recursos financeiros da empresa para concretizar esse objetivo. Assim, saber que todo o nosso empenho gerou a materialização de algo tão importante para o Brasil, gera um sentimento de dever cumprido. Este projeto não apenas fortalece a capacidade tecnológica nacional, mas também posiciona a AERO CONCEPTS e a cidade de São José dos Campos como protagonistas no desenvolvimento de tecnologias avançadas, com potencial para atrair novos investimentos e fomentar o crescimento do setor.”
Para a AERO CONCEPTS o BEC passa ser uma referência de produto da família de bancos de ensaios ThinkTest® da empresa, ingressando no seleto grupo de empresas que dispõem do desenvolvimento e fornecimento “Turn key” dessa tecnologia.
Um polo de inovação que não para de crescer
A inauguração do BEC reforça o perfil de São José dos Campos como polo tecnológico e investidor em novas ideias. Aos poucos, a cidade solidifica sua posição como referência nacional em inovação, atraindo olhares do Brasil e do mundo. Assim como Aparecida é reconhecida como o centro cristão do país, São José desponta como o epicentro da inovação tecnológica.
Aplicabilidade no mundo civil
Com a acessibilidade de uma estrutura como essa, o Brasil passará a desenvolver equipamentos (como motores) mais eficazes.
Partindo para uma situação prática: uma refinaria de petróleo está utilizando maquinários com baixo desempenho, mas existe um projeto de aprimoramento (virtual) que já passou por testes em programas, sendo aprovado em todas as etapas. O passo seguinte seria: seguir para a fabricação do novo equipamento/peça – considerando que os testes virtuais teriam sido suficientes – ou buscar o teste real, utilizando estruturas de ensaios como o BEC. Ao optar pela fabricação imediata, corre-se o risco de perder o investimento, afinal, apenas com os testes físicos, envolvendo a sinergia entre peças, a resistência de cada uma etc., que seria possível verificar a efetividade da teoria proposta.
Logo, os bancos de ensaios surgem não apenas para otimizar processos e economizar recursos, mas, principalmente, para oferecer resultados clínicos confiáveis, focando na efetividade do projeto.
O BEC e suas aplicações: impacto local e global
A plataforma do BEC permite a realização de testes que avaliam a segurança, o desempenho e a confiabilidade de compressores, componentes essenciais para motores aeronáuticos.
Essa estrutura também traz benefícios diretos à economia local e nacional. Com a possibilidade de testagem de projetos, será possível desenvolver compressores e turbinas nacionalmente, reduzindo custos com importação e criando mercados. Além disso, o BEC oferece à FAB e à AERO CONCEPTS, a oportunidade de validar projetos antes mesmo de avançar à fase de produção, evitando desperdícios financeiros e aprimorando processos fabris.
Benefícios do BEC
• Atendimento à FAB: permite a testagem de projetos em andamento, promovendo avanços tecnológicos na área de defesa.
• Suporte à iniciativa privada: a AERO CONCEPTS poderá testar seus projetos, reduzindo a dependência de componentes estrangeiros e, assim, abastecer o mercado local com peças nacionais testadas e prontas para serem aplicadas.
• Fomento à economia local: com testes confiáveis, é possível produzir compressores internamente, fortalecendo a indústria brasileira.
Detalhes da estrutura
O BEC ocupa uma área de 469 m² e conta com capacidade de acionamento de 2,5 MW, rotação de até 30.000 rpm, taxa de compressão de 10:1 e vazão máxima de 10 kg/s. Desde o início de sua construção, a estrutura envolveu 130 fornecedores e aproximadamente 200 profissionais diretos.
Com a entrega desta quinta-feira, o Brasil se posiciona como líder em tecnologia de ponta na América do Sul, consolidando a relevância de São José dos Campos no cenário tecnológico mundial.