
O Xiaomi 12 chegou ao Brasil em maio de 2022, na versão 5G, mantendo o foco na relação custo-benefício já conhecida da fabricante chinesa. Embora já tenha quase três anos de seu lançamento, é um smartphone Android avançado e abrangente em todos os pontos de vista, com algumas características excelentes.
Com preço atual variando de R$ 1.000 até R$ 2.000 ou um pouco mais, dependendo do modelo, os celulares Xiaomi 12 oferecem valor significativo, especialmente para usuários interessados em modelos compactos, potentes, bom para tarefas cotidianas, com câmera para uma seção de fotos de primeira linha e chipset para jogos de ótimo nível. A linha é composta pelo Xiaomi 12, 12 Pro e 12X.
O Xiaomi 12 conta com conjunto de câmeras com a principal de 50 megapixels, recarga de até 120 watts e armazenamento de até 256 GB. Além disso, a linha permite futuras atualizações do Android. Isso significa que o Xiaomi 12 suportará até o Android 15, garantindo longevidade. A Xiaomi também se compromete a fornecer atualizações de segurança regularmente até 2027.
A Xiaomi está entre as três marcas que dominam o mercado global, competindo de igual para igual com a Apple e a Samsung. Mas muitos compradores em potencial ainda podem se perguntar o que um smartphone até 2 mil reais pode oferecer. Para abordar essa curiosidade, aqui estão as principais características do Xiaomi 12.
Design
Esta série compacta foi criada para oferecer conforto e uma estética icônica com muito estilo. O Xiaomi 12 e o 12X cabem confortavelmente na palma da mão, com tela de 6,28 polegadas, o que os torna ideais para quem prefere dispositivos mais fáceis de manusear. Eles são praticamente idênticos no design. Baterias finas e de alta capacidade e uma abertura mais estreita economizam espaço valioso dentro do dispositivo. O Xiaomi 12 Pro, por sua vez, é um pouco maior, com tela de 6,73 polegadas, mas oferece uma experiência visual superior.
Materiais e acabamentos
Os modelos da série Xiaomi 12 são fabricados com materiais de alta qualidade que oferecem não apenas estética premium, mas também resistência e durabilidade. O Xiaomi 12 e o 12 Pro apresentam uma estrutura de alumínio e uma parte traseira de vidro, o que lhes dá uma sensação elegante na mão.
Embora o Xiaomi 12X seja mais barato, o modelo não perde em qualidade de materiais, oferecendo uma construção semelhante. Além disso, esses dispositivos vêm reforçados com Gorilla Glass Victus, o que os torna resistentes a arranhões. Quanto às cores, os celulares Xiaomi 12 estão disponíveis em púrpura, azul e cinza.
Tela
O Xiaomi 12 e 12X têm uma tela AMOLED de 6,28 polegadas com resolução FullHD+ de 2.400 x 1.080, o que melhora a qualidade da imagem ao visualizar conteúdo compatível. Ela é acentuada por curvas suaves nas bordas para um ajuste perfeito que oferece fácil acesso a toda a tela e uma pegada confortável e segura com uma mão.
O Xiaomi 12 Pro, por sua vez, incorpora uma tela AMOLED LTPO de 6,73 polegadas com resolução 2K de 3.200 x 1.440 pixels. Ele apresenta uma estrutura intermediária elegante com curvas 3D sofisticadas. Os modelos oferecem uma taxa de atualização de 120 Hz.
Processador
Tanto o Xiaomi 12 quanto o Xiaomi 12 Pro incorporam o melhor processador da Qualcomm: o Chip Snapdragon 8 Gen 1. Este processador é a grande novidade da marca chinesa para esta série 12. Isso para que os usuários tenham um excelente desempenho enquanto aproveitam seus aplicativos.
Ambos os dispositivos têm velocidades excepcionais de carregamento e transferência de dados UFS 3.1, além de RAM LPDDR5 para velocidades de memória de até 6.400 Mbps. O Xiaomi 12X, apesar de mais barato, conta com o Snapdragon 870, um processador que ainda é muito potente e capaz de rodar a maioria dos aplicativos e jogos sem problemas.
Memória RAM
O armazenamento oferecido pelo Xiaomi 12 e 12X é de 8 GB de RAM, enquanto o Xiaomi 12 Pro tem 12 GB de RAM. Quanto ao armazenamento interno, os dispositivos têm capacidade de 256 GB, para que os usuários possam aproveitar uma experiência tranquila. Vale destacar que o Xiaomi 12 e o 12 Pro vêm com o sistema operacional MIUI 13 baseado no Android 12, destacando uma interface melhor e um software muito mais rápido. O Xiaomi 12X vem com Android 11 rodando sob a interface MIUI 13.
Câmeras
O sistema de câmera do Xiaomi 12 é notável. A qualidade para tirar boas fotos é garantida com uma câmera principal de 50 megapixels, uma câmera grande angular de 13 MP e uma câmera macro de 5 MP capaz de registrar sob diferentes perspectivas.
Para maior precisão em fotos diurnas e noturnas, o Xiaomi 12 Pro tem melhor resolução. Este smartphone inclui a lente principal de 50 MP, uma ultra grande angular de 50 megapixels e uma teleobjetiva de 50 MP de última geração que integra um sensor ultra grande Sony IMX707, capaz de capturar grandes quantidades de luz que potencializa recursos avançados de imagem com velocidades de foco mais rápido e maior precisão de cores.
O Xiaomi 12X, embora não tão avançado, ainda oferece excelente qualidade de imagem. Sobre a câmera frontal, todos os celulares desta série possuem uma câmera de alta qualidade, ideal para selfies e videochamadas.
Vídeo
A série de celulares Xiaomi 12 apresenta avanços impressionantes no algoritmo de IA da marca, que a torna capaz de oferecer aos usuários a capacidade de registrar cada momento da maneira que desejarem, mesmo em ambientes escuros ou com objetos em movimento. O recurso Xiaomi ProFocus, por exemplo, identifica e rastreia objetos em movimento de forma inteligente, evitando fotos fora de foco.
Estes avanços também incluem recursos de foco automático nos olhos e no rosto. O Modo de Vídeo Ultra Noturno também usa algoritmos próprios da Xiaomi para gravar vídeos mesmo em ambientes com pouca luz (absorvendo 51% mais luz em comparação às gerações anteriores), o que significa que atmosferas sombrias serão transmitidas com mais clareza do que nunca.
Bateria
Enquanto o Xiaomi 12 e o 12X têm bateria de 4.500 mAh com carregamento rápido de 67 W, o Xiaomi 12 Pro oferece 4.600 mAh com carregamento rápido de 120 W, conseguindo se destacar neste quesito, já que pode ser totalmente carregado em apenas 24 minutos no Modo Padrão.
Os dispositivos aproveitam o algoritmo de carregamento adaptável da Xiaomi, que aprende e se adequar aos hábitos de carregamento do usuário, prolongando a vida útil da bateria. Isso garante uma carga constante, mas evita que a bateria se desgaste devido à sobrecarga. O sistema operacional MIUI 13 da Xiaomi é responsável por reduzir o consumo da bateria, aprendendo com sua rotina diária de carregamento, para reduzir carregamentos contínuos desnecessários, salvaguardando o bom estado e funcionamento.