Encontro ministrado por oficiais médicos da Conmebol abordou protocolos de coleta de amostras, substâncias proibidas e direitos dos atletas sobre o tema
A dois dias da estreia no Sul-Americano Sub-20, os jogadores e a comissão técnica da Seleção Brasileira assistiram na manhã desta quarta-feira (22) a uma palestra sobre doping. A reunião foi realizada no hotel onde a delegação está concentrada na cidade de Valencia, na Venezuela.
A exposição foi ministrada por Javier Peralta e Osvaldo Villanueva, oficiais médicos da Conmebol, que organizaram a mesma palestra para as demais seleções participantes da competição.
O encontro abordou temas sobre substâncias proibidas, cuidados a serem tomados pelos atletas e protocolos de coleta de amostras (urina ou sangue) após as partidas.
A palestra foi importante para que os atletas sanassem dúvidas sobre um tema com tamanha relevância. O médico da Seleção Brasileira Sub-20, João Marcelo Silveira, destacou a necessidade da conscientização constante dos jogadores sobre o doping.
“A educação continuada no tema doping é sempre importante. Apesar de ser uma prática do dia a dia deles, os atletas devem estar sempre cientes das mudanças de medicações, substâncias e procedimentos que a Agência Mundial Antidoping faz a cada ano, para que saibam seus direitos e deveres como jogadores e os riscos que correm por usar uma substância ilícita ou se negar a fazer um exame”, disse João, que trabalha com futebol desde 2008 e tem passagem por Flamengo, Santos e Botafogo.
A Seleção Brasileira estreia no Sul-Americano Sub-20 contra a Argentina, na próxima sexta-feira (24), às 20h30 (horário de Brasília), no Estádio Misael Delgado, em Valencia, na Venezuela. A partida terá transmissão do SporTV.