A Prefeitura de Pindamonhangaba iniciou nesta semana as tratativas que podem trazer para o município uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). O encontro foi realizado entre o prefeito Ricardo Piorino, vice-prefeito Rafael Goffi e representantes da Fundação Amaral Carvalho.
Durante o encontro, os representantes da fundação apresentaram detalhes sobre o funcionamento de uma unidade desse porte e os critérios para o município receber esse investimento. Participaram do encontro a veredora Ana Paula Goffi, a secretária adjunta de Saúde, Roberta Faria, chefe de Gabinete Thais do Carmo e o secretário de Comunicação e Eventos Alexandre Pió. Representando o grupo Amaral Carvalho, estiveram presentes Mário Auler (Conselho Curador) e Régio Bertoldo (Relações Institucionais).
A Fundação Amaral Carvalho é responsável pela gestão de um hospital em Jaú (SP), que há 109 anos atende a rede SUS e atualmente possui o maior centro de transplante de medula óssea e tratamento oncológico do Brasil.
UNACON são as unidades hospitalares com infraestrutura adequada à prestação de assistência especializada de alta complexidade para o diagnóstico e tratamento dos cânceres mais prevalentes no Brasil. Os hospitais sob essa categoria podem oferecer radioterapia e quimioterapia ou referenciar pacientes que necessitarem realizá-la.
O prefeito Ricardo Piorino autorizou a Secretaria de Saúde iniciar os levantamentos de dados para fundamentar a implantação de uma unidade, que necessita de uma área bem localizada. “Essa é uma demanda muito crescente hoje na saúde pública de todo o Brasil e se Pindamonhangaba receber esses investimentos será um ganho para a nossa saúde”, afirmou o prefeito.
O vice-prefeito Rafael Goffi destacou a qualidade do atendimento da Fundação Amaral Carvalho. “Sabemos que é um grupo qualificado e com todo know-how para esse atendimento, com moderno centro de pesquisas e que hoje atende gente de todo o Brasil, com 90% de pacientes SUS”, ressaltou Goffi.