Na semana passada, a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos da Prefeitura de Pindamonhangaba sediou duas reuniões importantes com autoridades regionais, reforçando seu compromisso com a promoção dos direitos humanos e com a inclusão social, que estão entre os principais objetivos da área social da administração do prefeito Ricardo Piorino.
Na primeira reunião, a presidente primeira-dama de Cruzeiro, Priscila Motta, acompanhada do adjunto da pasta, Nicolas, visitou a Secretaria com o objetivo de conhecer de perto as iniciativas e projetos desenvolvidos na cidade.
A visita foi motivada pela recente abertura de duas novas secretarias em Cruzeiro – a Secretaria da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Mulher e Direitos Humanos.
Na segunda reunião, a vereadora Eula Renata de Souza, de Potim, também esteve presente na Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos de Pindamonhangaba para conhecer as iniciativas locais, manifestando grande interesse nos projetos realizados no município, reconhecendo a importâncias de tais ações na promoção da igualdade e do empoderamento feminino.
Durante as reuniões, estiveram presentes o secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos de Pindamonhangaba, João Carlos Salgado, a secretária adjunta da pasta, Magna Felix, além das diretoras da Mulher e Família, Luciana Simonetti, Pessoa com Deficiência, Letícia Sousa, e Direitos Humanos, Cidinha Pedroso, e também do ex-prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues.
João Carlos Salgado destacou a importância das trocas de conhecimento entre os municípios. “Fico muito honrado em ver que as cidades da região estão se espelhando nas ações que realizamos em Pindamonhangaba. É fundamental essa troca de experiências e informações com outras cidades para capacitar pessoas com deficiência, voluntários na proteção das mulheres, combate ao racismo, na luta pelos direitos humanos, pelas minorias e ainda trabalhando pela inclusão”.
Durante a reunião, foram debatidas diversas questões relacionadas aos direitos humanos e à inclusão social. A Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos apresentou suas ações voltadas aos direitos humanos, inclusão, amparo à mulher e oferecimento de emprego para pessoas com deficiência, entre eles foram mencionados, o projeto “Incluir para Evoluir”, o programa “Consciência e Igualdade por Toda Cidade”, o projeto “Seja a Melhor Versão de Si Mesma”, “Racismo Não”, dentre eles.
A secretária adjunta, Magna Felix, também reforçou o compromisso da gestão atual com as pautas discutidas: “Estamos comprometidos com a promoção de direitos humanos, inclusão social e empoderamento feminino. Acreditamos, que, através de parcerias e trocas de experiências, podemos alcançar um ambiente mais justo e igualitário a todos.”
Essas reuniões reafirmam o compromisso da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos em promover um ambiente mais inclusivo e igualitário, seja ela através de parcerias, ou por troca de experiências com outras cidades da região.