publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Primeira Conferência de Meio Ambiente de Taubaté destaca desafios da crise climática

Com o tema central “Emergência Climática: O desafio da transformação ecológica”, o evento reuniu 157 participantes

A programação foi organizada em cinco eixos temáticos. (Fotos: Divulgação / PrefTaubaté)

Na quarta-feira, 22, foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Taubaté, um marco histórico para a cidade no debate sobre o ecossistema. Com o tema central “Emergência Climática: O desafio da transformação ecológica”, o evento reuniu 157 participantes, representando a sociedade civil, o setor público, o setor privado e a comunidade acadêmica.

A programação foi organizada em cinco eixos temáticos, que ocorreram simultaneamente em espaços distintos: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Transformação Ecológica; Justiça Climática; e Governança e Educação Ambiental. Os participantes tiveram a oportunidade de escolher o eixo de maior interesse para debater e elaborar propostas de ação, que serão encaminhadas à Conferência Estadual de Meio Ambiente.

Seguindo o critério de proporcionalidade, foi eleita a delegação que representará Taubaté na próxima etapa. Ao todo, foram escolhidos 15 delegados, distribuídos da seguinte forma: oito representantes da sociedade civil, quatro do setor público e três do setor privado. Os eleitos foram: Paula Guimarães de Souza Palmeira, Larissa Antunes da Silva, Ronaldo Rodrigues dos Santos, Fabiana Aparecida Costa Ramos, Leila Suelen dos Santos Scarpa, Mariana Ceres de Almeida, Alex Sandro Vaz da Silva e Marli Aparecida Perim, como representantes da sociedade civil; Luiza Fernanda dos Santos Pereira, Alessandra Freitas de M. U. dos Santos, Christiane Aparecida de Azevedo Nogueira Costa e Natalia Souto Fonseca como representantes do setor público; e Sérgio Luiz Lousada, Giselle Jobim Roessler e Liam Marques Chiovetti como representantes do setor privado.

O secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Taubaté, Gabriel Alcântara, destacou a importância do evento e da participação do público. “Foi muito satisfatório observar o engajamento de todos os participantes na Conferência. Foram apresentadas propostas excelentes que certamente serão de grande valia na construção de políticas públicas eficazes e que contribuam para o enfrentamento das mudanças climáticas”, frisou.

PROPOSTAS
A Conferência definiu 10 propostas de ação, sendo duas de cada eixo temático, que serão levadas à etapa estadual. As demais ideias e sugestões surgidas durante o evento serão consideradas pelo município para integrar os planos de ação municipais, reafirmando o compromisso local com a sustentabilidade e o enfrentamento da crise climática.

O evento destacou a importância da colaboração e do diálogo entre os diferentes setores da sociedade para enfrentar os desafios ambientais e promover uma transformação ecológica baseada na realidade e nas necessidades do município.

Botão Voltar ao topo