publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Sporting perde com o Leipzig (2-1) na estreia do técnico Rui Borges na Liga dos Campeões

O conjunto leonino, outra vez com o atacante Gyokeres a começar o jogo no banco, averbou nova derrota com um adversário que ainda não tinha somado um único ponto na competição

Conjunto leonino. (Foto: RB Leipzig)

Quando apenas falta uma partida para se concluir a fase regular da Liga Europa, o Sporting terá de pontuar no confronto com os italianos do Bolonha se quiser avançar para o play-off da competição. Mesmo assim, os leões terão de aguardar por uma conjugação de resultados favorável por parte dos seus adversários na mesma luta, ao exemplo do que acontece com o Benfica, que tem uma difícil deslocação a Itália, onde defronta a Juventus. Teoricamente o Sporting terá a vida menos complicada, mas precisa de melhorar rapidamente os seus processos de jogo, pois com o Leipzig somou a terceira derrota consecutiva na Liga Europa, depois dos desaires com o Arsenal (5-1) e com Club Brugge (2-1). O técnico Rui Borges, estreante nestas andanças, não teve melhor sorte.

Por outro lado, aguarda-se ansiosamente que o seu melhor jogador e artilheiro Viktor Gyokeres recupere em pleno das limitações físicas que, neste momento, o impedem de disputar um jogo completo. O sueco acusa alguma fragilidade na zona do ligamento lateral do joelho a que foi operado em maio de 2024, pelo que apenas pode jogar durante algum tempo. Nesta partida com o Leipzig entrou apenas aos 55 minutos e aos 75 assinou o golo do empate (1-1) ao desferir um potente remate com o pé esquerdo, após jogada de contra-ataque. Contudo os leões viriam a sofrer o tento da derrota três minutos depois, num golo aos trambolhões apontado pelo dinamarquês Youssuf Polsen, comprometendo as suas aspirações na principal prova a nível de clubes disputada em território europeu.

O início do encontro decorreu de forma repartida, ainda que o Leipzig tivesse evidenciado que estava ali para “limpar a face”, pois o seu trajeto na Liga Europa tem sido um autêntico desastre. Com o Sporting somou os primeiros três pontos, mas os alemães estão irremediavelmente impedidos de prosseguir em prova. Curiosamente, na Bundesliga o cenário é bem diferente, pois segue na 5ª posição da tabela, ainda que a 14 pontos do comandante Bayern de Munique. O tento inaugural da partida foi apontado aos 19 minutos por Benjamin Sesko, depois de um cruzamento para a área, com a defesa leonina mal posicionada para travar o remate do dianteiro eslovaco. O Sporting reagiu e valeu-se do inconformismo do jovem avançado dinamarquês Conrad Harder, que se tem revelado um especialista nos remates de fora da área, mas desta vez o “tirocínio” não levou a melhor direção da baliza defendida pelo seguro guardião belga Wandervordt.

À espera do sueco para mudar o rumo das coisas

É um facto que o Sporting é uma equipa com Viktor Gyokeres e outra sem o sueco. Trata-se de um jogador de enormíssima qualidade, porventura a maior figura que atua em Portugal, não sendo estranha a cobiça que desperta por parte dos colossos europeus. Só que, tal como o técnico Rui Borges confessou no final do encontro, o jogador não se encontra em condições de disputar uma partida completa. E adiantou mesmo que lançá-lo de início poderia comprometer a sua participação em futuros encontros, sob pena de agravar o problema que tem num joelho. Não é que esteja a ser gerido com “pinças”, mas todos os cuidados são poucos, tanto mais que o Sporting tem como principal objetivo a conquista da Liga Portuguesa.

Lance da partida. (Foto: RB Leipzig)

Gyokeres lá acabou por entrar aos 55 minutos e começou a fazer a diferença, de tal modo que empatou a partida e ajudou a libertar a equipa, mas as entradas de Daniel Bragança e do japonês Morita também foram fundamentais na melhoria de rendimento do Sporting. A formação alemã sofreu o efeito das alterações, mas fez da união a sua principal força, chegando ao golo da vitória por intermédio de Youssuf Polsen. Um tento algo caricato na sequência de alguns ressaltos e de uma sucessão de duelos favoráveis aos homens do conjunto bávaro. Com o Leipzig eliminado da competição, resta agora esperar pelo resultado do confronto entre o Sporting e os italianos do Bolonha, que se disputa em Alvalade no próximo dia 29 de janeiro.

Rui Borges (treinador do Sporting): “Muito honestamente, estou feliz por aquilo que a equipa foi capaz de criar e de fazer, mas estamos na Champions e há momentos que não dá para jogar sempre limpo, para jogar sempre bem. E temos de ser muito mais maduros e inteligentes. Nos últimos 15 minutos da primeira parte, voltámos outra vez ao mesmo, pegámos no jogo com mais clareza, com mais calma, conseguimos chegar outra vez nas zonas de finalização. O Viktor [Gyokeres] é um jogador diferenciado e claramente tornou a demonstrá-lo. Tem fadiga, está com um problema e estamos a tentar gerir. O definido era o que ele jogou para não agravar o problema e tê-lo no futuro”.

Vaz Mendes é jornalista, natural da cidade do Porto, Portugal. Iniciou sua carreira na Gazeta dos Desportos, tendo depois passado pelo Record, Jornal de Notícias e Comércio do Porto, jornais de referência em Portugal. Participou da cobertura de múltiplos eventos nacionais e internacionais (Futebol, Basquetebol, Andebol, Ciclismo e Hóquei em Patins). Foi coordenador redatorial do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica). É responsável pelas redes sociais de equipes de ciclismo e dirigente desportivo em uma associação de Ciclismo. É colaborador do PortalR3, publicando textos escritos em português de Portugal.

Botão Voltar ao topo