A Polícia Civil descobriu na tarde desta quinta-feira (23) um apartamento no bairro do Morumbi, zona oeste de São Paulo, que era utilizado para emitir sinais e enviar mensagens de SMS com conteúdos falsos para vítimas que passavam pelas proximidades da Marginal Pinheiros.
A “central do golpe” ficava instalada no 19º andar do imóvel. Um homem de 24 anos que estava no local na chegada da polícia foi preso em flagrante. Ainda será investigado qual a sua função no núcleo criminoso e a participação de demais integrantes.
O sinal era emitido por um um dispositivo com uma antena que ficava na sacada do prédio. As mensagens com conteúdos falsos iam desde compras não autorizadas, informações bancárias, pontos de milhas de viagens e irregularidades na carteira da habilitação.
Ao final da mensagem, havia um número para a pessoa ligar. Durante a conversa, as vítimas achando que estavam falando diretamente com a empresa acabavam fornecendo dados bancários aos golpistas.
O golpe também funcionava através de links maliciosos que quando clicado poderiam instalar vírus no dispositivo. Isso permitia que os suspeitos tivessem acesso a dados do celular das vítimas.
O caso foi registrado como associação criminosa, estelionato, invasão de dispositivo informático, cumprimento de mandado de busca e apreensão, e localização e apreensão de objeto no 42º Distrito Policial (Parque São Lucas).
Investigação
A investigação do caso começou após a prisão de um homem de 22 anos em julho do ano passado no “carro do golpe”. Ele foi detido com diversos aparelhos eletrônicos instalados no veículo que circulava pelas ruas da capital paulista.
Os dispositivos serviam para aplicar golpes em celulares de pessoas enviando mensagens de SMS com links falsos. Os valores subtraídos eram depositados na conta da namorada do suspeito.