publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ondas gigantes da Nazaré chamam surfistas de todo o mundo

Nesta altura do ano o espetáculo na Praia Norte é garantido. Canhão está ainda mais “revoltado” com as tempestades Éowyn, Hermínia e Ivo, que têm afetado uma grande parte do território continental português

Ondas gigantes da Nazaré chamam surfistas de todo o mundo. (Foto: Gonçalo Poço Fotografia)

O famoso Canhão da Nazaré está a proporcionar aos amantes da natureza, do mar, e em especial aos adeptos do surf, um espetáculo de rara beleza. As ondas gigantes, que chegam a atingir mais de 20 metros de altura nesta época do ano, são um autêntico bilhete postal e um chamariz àquela linda vila piscatória da Zona Centro de Portugal. Como o PortalR3 já assinalou, trata-se de um fenómeno geomorfológico raro que se prolonga por cerca de 200 quilómetros, ou seja, um desfiladeiro submarino de origem tectónica responsável pela geração de ondas gigantes no Oceano Atlântico.

É precisamente nesta altura do ano que o canhão ganha uma amplitude fora do comum, pois em Portugal estamos em pleno Inverno, com temperaturas bastantes baixas e queda de neve nas zonas mais altas. Aliás, as condições meteorológicas têm-se agravado substancialmente, pelo que praticamente grande parte do território continental está em alerta máximo (vermelho), com risco elevado em toda a orla marítima. A “culpa” é das sucessivas tempestades que têm assolado a Europa, três até ao momento, batizadas com os nomes de Éowyn, Hermínia e Ivo. Esta última está neste momento a abranger uma área bastante extensa do território, com rajadas de vento extremamente fortes em toda a faixa costeira, com ondas até 15 metros de altura.

Veja também

• Nazaré, terra de pescadores e do bom peixe é atração irresistível para surfistas destemidos

Na Nazaré a situação ganha uma dimensão bem maior, o que constituiu uma autêntica prova quase surreal que os destemidos surfistas profissionais tentam superar. Dentro de água, atletas de renome mundial aproveitam o momento para tentar bater recordes, para gáudio dos milhares de espectadores que se deslocam à cidade nazarena para assistir a um espetáculo único e de muita adrenalina. O alemão Sebastian Steudtner detém o recorde da maior onda surfada, um registo estabelecido em 2020 que atingiu a altura de 26,21 metros, precisamente na Praia Norte, na Nazaré.

GALERIA DE FOTOS

Vaz Mendes é jornalista, natural da cidade do Porto, Portugal. Iniciou sua carreira na Gazeta dos Desportos, tendo depois passado pelo Record, Jornal de Notícias e Comércio do Porto, jornais de referência em Portugal. Participou da cobertura de múltiplos eventos nacionais e internacionais (Futebol, Basquetebol, Andebol, Ciclismo e Hóquei em Patins). Foi coordenador redatorial do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica). É responsável pelas redes sociais de equipes de ciclismo e dirigente desportivo em uma associação de Ciclismo. É colaborador do PortalR3, publicando textos escritos em português de Portugal.

Botão Voltar ao topo