![](https://www.portalr3.com.br/wp-content/uploads/2025/02/20250206-whatsapp-image-2025-02-06-at-11.18.40-2--780x359.jpg)
Na última quarta-feira, 5 de fevereiro, o Consórcio Intermunicipal Turístico Circuito Litoral Norte de São Paulo promoveu, em Caraguatatuba, a reunião de planejamento para o ano de 2025.
O encontro contou com a participação dos secretários e representantes de turismo das cidades integrantes, tais como: Bianca Colepicolo, secretária de Turismo de Caraguatatuba; Filipe Toni Sofiati, diretor de Turismo de Bertioga; Leandro Pereira, secretário de Turismo de São Sebastião; e Harry Finger, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ilhabela, além de Gustavo Monteiro, secretário Executivo do Circuito Litoral Norte, e de representantes dos Conselhos de Turismo Municipais.
Este foi o primeiro encontro com os integrantes das novas gestões municipais. Durante a reunião, foram apresentados os resultados de 2024, com destaque para o crescimento de 6% na taxa de ocupação e de 46% no ticket médio. E, em seguida, o planejamento para 2025, que inclui ações e metas voltadas à qualificação do setor, aumento da taxa de ocupação, ampliação da estadia média, redução de custos em ações e ganho de oferta turística.
Entre as metas estabelecidas para o próximo ano, destacam-se o aumento de 10% na ocupação média, a elevação de 10% no ticket médio e a geração de leads para o trade regional em 15%. Além disso, está prevista a capacitação de 800 empresas, incluindo agentes e operadores emissivos e receptivos. O consórcio também pretende buscar a captação de recursos para infraestrutura turística regional, com foco em estruturas náuticas e rotas cênicas.
“O consórcio atualiza os indicadores e resultados mensalmente e busca sempre estabelecer a integração de metas e estratégias regionais com os municípios consorciados, dando continuidade a um trabalho de longo prazo”, afirma o secretário Executivo do Consórcio Turístico, Gustavo Monteiro.
As ações planejadas incluem o foco estratégico em turismo sustentável, a integração de ações com entidades como Comturs, Sebrae, Aprecesp e associações comerciais, e a formatação de roteiros turísticos via canais de distribuição. Além disso, a previsão é que o Circuito Litoral Norte participe de 22 eventos e feiras de turismo ao longo de 2025.
O Circuito Litoral Norte de São Paulo, composto pelos municípios de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, tem como objetivo promover o desenvolvimento turístico da região, integrando atrativos, equipamentos e serviços para ampliar a oferta turística e aumentar a satisfação dos visitantes. Além disso, o consórcio mantém ações integradas à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado e às políticas de regionalização do turismo.
Mais informações: circuitolitoralnorte.tur.br.