![](https://www.portalr3.com.br/wp-content/uploads/2025/02/20250210-dc-2-705x470.jpg)
A Escola de Governo da Prefeitura de Ilhabela, em parceria com a Defesa Civil Municipal, realizou, na quinta (6) e sexta-feira (7), o curso de Mapeamento e Percepção e de Áreas de Risco Geológico, disponibilizado pelo Serviço Geológico do Brasil e ligado ao Ministério de Minas e Energia.
O curso foi ministrado pelo geólogo e educador Jack Faustinoni e faz parte do esforço de formação continuadas da equipe da Defesa Civil de Ilhabela.
Ao todo, 10 agentes foram capacitados para identificar feições associadas ao risco geológico e que podem gerar processos erosivos, culminando em deslocamentos de massa, deslizamentos e outros problemas de solo que afetam ruas e casas das cidades.
Entre os itens de atenção que foram estudados estão os solos expostos, aterros sob corpos de água, contenções de risco, caminhos de água e erosões.
Durante o estudo de campo, os agentes identificaram 9 das 18 feições de risco apresentadas durante o curso, mostrando a importância de reconhecer os sinais apresentados pelo solo e a educar os munícipes para os riscos em potencial.
Ao final, os agentes da Defesa Civil sugeriram novos esforços para aumentar a proximidade com a população e ampliar o número de visitas técnicas às comunidades, esclarecendo as famílias sobre as dinâmicas do solo, além de realizar parcerias com as escolas municipais e reforçar os esforços de conscientização.