publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Prefeitura recebe 75 denúncias de descarte irregular de entulho em Pindamonhangaba

Apenas duas identificaram infrator

Equipes trabalhando na limpeza. (Foto: Divulgação/PrefPindamonhangaba)

Das 75 denúncias recebidas pelo Whatsapp 3644-5600 desde a semana passada, quando o novo canal de denúncias foi lançado pela Prefeitura de Pindamonhangaba, em apenas duas foi possível localizar e aplicar multa no infrator. Para que as multas sejam feitas é preciso foto ou vídeo que identifique a placa do veículo particular (carro, moto, caminhonete, caminhão) ou o logotipo da empresa adevisado.

Sobre os casos em que houve aplicação de multa, em um deles um morador flagrou um homem fazendo descarte irregular em um bairro da cidade, um dos pontos críticos de entulho.

Com a denúncia via Whataspp identificando a placa, fiscais do Departamento de Administração da Prefeitura acionaram a Secretaria de Mobilidade e Trânsito, que identificou o proprietário da motocicleta. O autor da infração foi multado em R$ 2.610,10, de acordo com a Lei Complementar 77/2023.

O outro caso foi de um homem em uma caminhonete, que estava fazendo descarte irregular em outro bairro enquanto uma equipe da Prefeitura estava efetuando a limpeza. Com a identificação da placa, o proprietário já foi identificado e também será autuado, de acordo com a prefeitura.

Importância da identificação
A identificação da placa do veículo ou do adesivo de empresas nas laterais é a única forma que a Prefeitura tem para chegar ao autor da infração. Caso a placa não seja identificada, a Prefeitura seguirá normalmente com a limpeza do local, mediante programação da equipe, porém não será possível multar o infrator.

“Basta fazer a denúncia, que imediatamente acionamos as nossas autoridades e vamos localizar e punir os infratores. Queremos manter a cidade limpa e precisamos da ajuda da população”, afirmou o secretário adjunto de Administração, João Gontijo.

Limpeza em diversos bairros
De acordo com relatório da Secretaria de Governo e Serviços Públicos e da Subprefeitura de Moreira César, no ano de 2025 já foram realizadas limpezas em regiões do Alto Cardoso, Castolira, Cidade Nova, Morumbi, rua das Andorinhas (Beta), Estrada do Goiabal, Estrada José Benedito Marcondes Vieira, Avenida Alcides Ramos Nogueira, Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, Parque das Palmeiras, região do cemitério central, centro de Moreira César, Cícero Prado (CDHU), Coruputuba, Feital, Vista Alegre, Ipê I, Ipê II, Azeredo, Jardim Carlota, Jardim Regina, Jardim Tamborindeguy, Karina-Ramos, Laerte Assumpção, Liberdade, Mantiqueira, Padre Rodolfo, Pasin, Paulino de Jesus, Portal dos Eucaliptos, Sapucaia, Taipas, Vale das Acácias, Vila São Benedito, Vila São João e Vila São José.

Em 2024, foram 60 mil toneladas de lixo e entulho retirados de bairros da região de Pinda e de Moreia César, o que custo cerca de R$ 3 milhões aos cofres públicos.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Para 2025, a Prefeitura segue efetuando limpeza e remoção de lixo e entulho em todos os pontos da cidade e mantém a orientação às pessoas para procurarem um dos 10 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que funcionam todos os dias da semana – inclusive sábado e domingo.

Botão Voltar ao topo