![](https://www.portalr3.com.br/wp-content/uploads/2025/02/20250211-alunospinda.jpg)
Os 14.962 alunos da rede municipal de ensino de Pindamonhangaba vão retornar às aulas na quarta-feira (12). Eles estarão divididos em 41 escolas e 26 creches espalhadas por toda a cidade, além nos núcleos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
No retorno às atividades, algumas escolas e creches estão preparando uma recepção especial aos estudantes. Como ocorreu nos últimos anos, cada unidade escolar tem a autonomia para criar a ação que avaliar como mais adequada.
Além disso, mediadores de apoio à educação, professores e diretores têm se reunido e realizado o planejamento do calendário escolar de 2025 e retorno das atividades.
Manutenção nas escolas
Para receber cerca de 15 mil estudantes, a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, está concluindo serviços de manutenção e zeladorias em diversas escolas e creches. A maioria dos prédios já recebeu serviços de capina, roçada, pintura, melhorias hidráulicas, elétricas, reforma no telhado, dentre outas. Em algumas unidades o serviço ainda está acontecendo e será finalizado nos próximos dias.
Parte dos serviços são executados por uma empresa contratada pela Secretaria de Educação e outra parte é executada por profissionais da Subprefeitura de Moreira César.
“É uma ação que fazemos durante todo o ano, porém são serviços que priorizamos serem realizados durante as férias de fim de ano e do meio de ano. A intenção é que os serviços aconteçam em períodos diferentes do ano letivo e cada unidade tem questões pontuais que são priorizadas”, explicou a secretária de Educação, Luciana Ferreira.
Nas últimas semanas, por exemplo, várias escolas receberam serviços de manutenção na região de Pindamonhangaba e de Moreira César.
Uniforme e material escolar
A Prefeitura de Pindamonhangaba vai entregar material e uniforme escolar para seus estudantes das creches e ensino fundamental.
Os uniformes já começaram a ser entregues para as escolas na última semana e a empresa vencedora da licitação deve concluir todas as remessas até março. Assim que as unidades estiverem com os uniformes, a Secretaria de Educação vai iniciar a distribuição aos estudantes, seguindo a disponibilidade de cada unidade.
Os kits são compostos por um casaco, uma calça, duas bermudas/short-saia, duas camisetas, uma camiseta regata, uma camisa de manga comprida, dois pares de meia.
A secretária de Educação, Luciana Ferreira, explicou que “os alunos poderão utilizar os uniformes de 2024 normalmente enquanto os itens deste ano ainda não são entregues porque as peças são iguais”.
Até o momento, cerca de 30% das unidades já estão com o uniforme entregues. Com isso, durante o mês de março, a Prefeitura vai realizar a entrega aos estudantes.
![](https://www.portalr3.com.br/wp-content/uploads/2025/02/20250211-pio-luc.jpg)
Material escolar também será entregue
Além dos uniformes, a Prefeitura realizou a compra de material escolar para estudantes e professores. O material escolar será para segmentos diferentes, como creche pré I e pré II, 1 a 3 anos, 4 a 5 anos e EJA (Educação de Jovens e Adultos), além de professores.
“Os pais dos alunos podem ficar tranquilos porque as escolas têm estoque adequado para as primeiras semanas do ano. Deste modo, todos os alunos terão acesso normalmente aos itens necessários para a aprendizagem”, completou a secretária de educação.
O prefeito Ricardo Piorino disse que “a Prefeitura tem dado grandes passos para melhorias na Educação nos últimos anos, com a construção e ampliação de escolas, construção de 10 creches e abertura de mais de 1.500 vagas em creche, contratação de professores, uso de lousa digital chromebooks, melhorias no transporte, dentre outros avanços, os quais eu destaco ainda o uniforme escolar, que passamos a entregar em 2019 e nunca mais paramos. Além de ser um item que ajuda muitas famílias no planejamento do orçamento familiar, porque não precisam gastar com a compra de roupas para a escola, damos dignidade aos estudantes, padronizamos a roupa dos nossos alunos e garantimos mais segurança e conforto para todos”, afirmou Piorino.