publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pinda intensifica ações contra dengue em vários bairros da cidade

(Foto: Divulgação/PMP)

Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do setor de Controles de Vetores da Secretaria de Saúde, segue com as ações intensivas para o controle e combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.

Durante essa semana, estão sendo realizados bloqueios de casos de dengue e chikungunya nos bairros Araretama, Cidade Nova, São Benedito-Vila Bourghese, Crispim e Triângulo, sendo que, semana passada, foram realizadas nos bairros Vale das Acácias e Araretama, próximo à Unidade de Saúde do Arco-íris, com o objetivo de conter a disseminação e proteger a saúde da população.

Equipes até mais tarde no combate para reduzir risco de dengue – As equipes de controle de vetores estão estendendo suas visitas até as 19 horas nos locais com maior risco de transmissão, visando intensificar a inspeção nas residências e orientar os moradores quanto à eliminação de criadouros.

As ações são fundamentais para reduzir a proliferação do mosquito e evitar novos casos da doença, principalmente, porque recentemente, a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), pesquisa que permite saber qual é o nível de infestação da área urbana de Pindamonhangaba, realizada pela equipe de Controle de Vetores em janeiro de 2025, revelou um grande risco de epidemia de dengue em Pindamonhangaba neste ano.

A pesquisa indicou índices alarmantes de infestação do mosquito Aedes aegypti em diversos bairros da cidade, com a maioria apresentando índices superiores a 1, e algumas áreas como Moreira César, Karina-Ramos, Centro de Moreira, Padre Rodolfo, Azeredo, Feital e Jardim Regina, apresentaram índices acima de 6, caracterizando uma infestação grave.

Mobilização da equipe – Para enfatizar o combate à dengue, na terça-feira (4) e quinta-feira (6), o setor de Atenção Básica e Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde realizou uma atualização da campanha ao combate, com objetivo de garantir que os profissionais estejam ainda mais preparados para orientar a população e mobilizar a comunidade no enfrentamento da dengue, reforçando o papel fundamental desses agentes no controle da doença e na promoção da saúde pública.

O responsável pelo Controle de Vetores, Ricardo Costa Manso, destaca e reforça a importância do comprometimento populacional para a eliminação desses focos do mosquito, como a manutenção de ambientes limpos e a eliminação de objetos, como pratos de vasos de plantas, pneus, materiais inservíveis e ralos externos e internos, que possam acumular água.

“A participação ativa dos moradores é essencial para erradicar esses focos de proliferação e garantir um ambiente mais seguro e saudável para a comunidade”.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A equipe de Controle de Vetores, juntamente aos setores da Secretaria da Saúde, segue intensificando as ações ao combate à proliferação do Aedes aegypti para proteger a saúde da população e evitar a disseminação de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Além disso, reforça a importância de que a cidade se mantenha em alerta, para garantir que as mediadas preventivas continuem sendo eficazes no enfrentamento dessas doenças.

Botão Voltar ao topo