publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

UNITAU: Programa de formação docente oferece oficinas e capacitações gratuitas para professores das redes pública e privada

(Foto: Divulgação/UNITAU)

Com uma trajetória consolidada ao longo de uma década, o Programa de Formação Continuada (Profoco) da Universidade de Taubaté (UNITAU) inicia mais uma edição, promovendo reflexões sobre o papel e os desafios da docência.

O evento acontece de 11 a 13 de fevereiro, em formato híbrido, e traz como tema central: “Geração Z e a nova era da Educação: autonomia, responsabilidade e engajamento”.

Nesta edição especial, o foco está na apresentação de estratégias que incentivem a autonomia e a responsabilidade dos estudantes.

Além disso, serão promovidos espaços de diálogo sobre a integração de tecnologias e metodologias ativas, visando ao aprimoramento das práticas docentes. O Profoco 2025.1 teve início no último dia 29, com uma programação exclusiva para os professores do Colégio UNITAU.

A Geração Z, nativa digital e marcada pelo dinamismo e pela busca por autonomia, exige abordagens pedagógicas inovadoras.

O evento reunirá especialistas para discutir como adaptar o ensino a essa realidade, incentivando o protagonismo estudantil e a independência na resolução de problemas.

“Criamos um programa de formação que, ao longo de 10 anos, se consolidou. Desde o ano passado, em comemoração aos 50 anos da UNITAU, decidimos ampliá-lo para os professores das redes pública e privada, e foi um sucesso.

Acreditamos que uma formação de professores de qualidade deve ser compartilhada”, destaca a reitora da UNITAU, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Entre os convidados estão Igor Chohfi e Letícia Pavim, fundadores da Rede Pavim, que tem como missão auxiliar jovens no desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro. Eles abordarão o tema “Educação no Século XXI e como preparar a Geração Z para o futuro”.

Outro destaque da programação é o Prof. Me. Renê Eduardo Baptista Oliveira, que apresentará o case de sucesso da FIAP na inovação pedagógica.

Outro aspecto central do evento é o papel dos educadores na formação de cidadãos críticos e conscientes, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 4, que trata da educação de qualidade. Entre os temas abordados, estão estratégias para promover colaboração, empatia, pensamento crítico e criatividade em sala de aula.

Professores da educação básica e do ensino superior da UNITAU são convidados a participar deste momento de troca e capacitação pedagógica. As inscrições são gratuitas, já estão abertas e podem ser realizadas por meio deste link.

Botão Voltar ao topo