A Prefeitura de Pindamonhangaba vem realizando manutenção em todas as escolas e creches desde dezembro de 2024. A maior parte dos serviços inclui limpeza nas caixas d’água, manutenção ou substituição de filtros dos bebedouros, capina, roçada, pintura, reforma nos telhados, melhorias no piso, portões, acessibilidade, dedetização, instalação de ventiladores, dentre outras.
Parte dos serviços em algumas escolas atrasou em virtude de fortes chuvas e ventos entre o fim de 2024 e janeiro de 2025, o que atrapalhou os trabalhos da empresa responsável. Com isso, existem escolas em que todos os serviços ainda não foram concluídos.
Para estas unidades, a Secretaria de Educação está contratando uma empresa, de forma emergencial, para finalizar os serviços, informou a Comunicação da prefeitura em nota.
Filtros de água e ventiladores
Esta semana, por exemplo, a Prefeitura está realizando a substituição dos filtros de bebedouros em várias unidades. Até o momento já foram instalados novos filtros na Escola André Franco Montoro (Crispim), CMEI CAIC – Projeto Guri (Arco-Íris), Escola Municipal Joaquim Pereira (Mantiqueira), Escola Maria Zara (Mombaça), CMEI Municipal Ruth Dóris (Araretama), Escola Municipal Paulo Freire (Vila Prado). Nos próximos dias, outras unidades também receberão os novos filtros.
A Prefeitura também adquiriu 80 novos ventiladores, para várias escolas e creches. Os ventiladores serão instalados a partir da próxima semana. Parte dos produtos será usada na substituição dos ventiladores atuais e outra parte será para salas que possuem um ventilador – ampliando a capacidade de ventilação.
Material e uniformes
Sobre uniformes e material escolares, os produtos já estão adquiridos e serão entregues aos alunos no mês de março. A empresa que venceu a licitação para uniforme escolar já entregou os produtos em cerca de 30% das escolas. Nos próximos dias, outras unidades também receberão os materiais. O objetivo é que 100% da rede municipal recebam uniformes e materiais no mês de março.
A Secretaria de Educação Informou que os estudantes podem continuar utilizando o uniforme do ano passado, pois são do mesmo modelo. Sobre materiais, todas as escolas possuem estoque dos itens necessários para as primeiras semanas de aula, sem nenhum prejuízo em relação à aprendizagem dos estudantes.