![](https://www.portalr3.com.br/wp-content/uploads/2025/02/20250212-1-5-780x439.jpeg)
A Prefeitura de Taubaté, por meio de uma ação de força-tarefa entre as secretarias de Saúde e de Serviços Públicos, realizou uma ação preventiva para o controle de escorpiões no Cemitério Municipal do Belém.
A busca ativa, conduzida por uma equipe de agentes especializados, ocorreu à noite, período em que os escorpiões estão em maior atividade. Durante a inspeção, foram identificados e removidos espécimes em pontos estratégicos do local, como frestas, túmulos e áreas com maior propensão ao abrigo desses animais.
A ação tem como objetivo o controle da espécie e, consequentemente, a redução populacional dos escorpiões na região. Além disso, o município estuda parcerias com instituições de pesquisa para dar um destino adequado aos exemplares coletados.
A população também pode colaborar adotando medidas simples, como manter terrenos limpos e evitar o acúmulo de entulho e materiais que possam servir de abrigo para esses animais.
Como orientação geral, o CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) reforça à população a importância de medidas preventivas e não recomenda a aplicação de nenhum tipo de veneno diretamente na rede de esgoto (ralos, pias, tanques, caixas de passagem, caixas de gordura, bocas de lobo ou vaso sanitário), pois os produtos desalojam os escorpiões e aumentam os riscos de acidente.
Em caso de acidente com escorpião, o atendimento médico em Taubaté é realizado exclusivamente na rede pública de saúde, conforme a faixa etária: crianças de 0 a 11 anos são atendidos no PSI (Pronto Socorro Infantil), localizado no Hmut (Hospital Municipal Universitário de Taubaté) e pessoas a partir de 12 anos devem buscar atendimento no Pronto-Socorro Central.