
Pindamonhangaba está em festa! Neste ano, a Corporação Musical Euterpe comemora seu bicentenário e se consolida como a banda mais antiga da América Latina.
Para comemorar, serão realizados diversos eventos durante o ano, iniciando nesta segunda-feira, dia 17, com o lançamento oficial do selo comemorativo dos 200 anos e assinatura do decreto que institui a Corporação Musical Euterpe como patrimônio imaterial de Pindamonhangaba.
O evento será realizado no Teatro Galpão, às 20 horas, e além das cerimônias oficiais haverá apresentação da Banda Sinfônica do Coral da Euterpe “Julia San Martin”. A entrada é gratuita.
“A Corporação Musical Euterpe não é apenas uma instituição musical, mas um verdadeiro patrimônio cultural, cuja história se confunde com a da nossa cidade.
O lançamento deste selo comemorativo é uma forma de eternizar essa história, além de valorizar o legado da música e da cultura em nossa região. O selo é uma homenagem não só à Euterpe, mas também a todos que fazem parte dessa jornada, desde seus fundadores até os músicos que a mantêm viva até hoje”, disse o secretário de Comunicação e Eventos, Alexandre Pió, que esteve à frente da criação do selo comemorativo.
“A Euterpe não só preserva e transmite a tradição musical da cidade, mas também contribui para a formação cultural e educacional de tantas gerações.
Ao ser declarada patrimônio imaterial de Pindamonhangaba, reconhecemos sua importância como um símbolo de resistência cultural, identidade e união comunitária.
Esse reconhecimento garante que a música continue a ser um legado vivo, enriquecendo nossa cidade por muitos anos”, destacou o prefeito de Pindamonhangaba, Ricardo Piorino.