![](https://www.portalr3.com.br/wp-content/uploads/2025/02/20250213-whatsapp-image-2025-02-13-at-16.37.32-705x470.jpeg)
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Polícia Municipal e da Secretaria da Educação (Seduc), promoveu uma formação do Protocolo Padrão de Segurança Escolar – Atirador Ativo, um treinamento pioneiro voltado para a preparação de profissionais das forças de segurança municipais em situações de ataque dentro das escolas.
O evento, que ocorreu na última terça (11) e quarta-feira (12), no auditório da Seduc e na Escola Municipal Henrique Botelho, da Vila Amélia, contou com a participação de sete municípios, sendo eles Caraguatatuba, Caçapava, Peruíbe, Guarujá, São Vicente, Jacareí e Bertioga.
A capacitação abordou estratégias para lidar com um atirador ativo no ambiente escolar, incluindo protocolos de fuga, abrigo e defesa. A metodologia aplicada tem como base um protocolo norte-americano, adaptado à realidade local e regulamentado pelo Decreto Municipal nº 8.832/2023.
Durante a formação, foi realizada uma simulação realista com alunos da Guarda Mirim, representando um cenário de ataque dentro da escola. Os policiais municipais demonstraram técnicas para neutralizar a ameaça, enquanto os alunos aprenderam como agir em situações de risco. Além disso, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) realizou uma simulação de socorro a uma vítima.
A GCM Rosilene, de Caçapava, afirma que a formação foi proveitosa. “Foi abordada a segurança escolar, e tivemos acesso a diversas estatísticas sobre invasões em unidades de ensino. Aprendemos regras e táticas que podemos aplicar no dia a dia com as crianças. São situações que esperamos nunca enfrentar, mas, se acontecer, estaremos preparados para agir da melhor forma.”
O comandante da Polícia Municipal de São Sebastião, André Maciel, destacou a importância da formação para os Guardas Municipais. “Tenho certeza que, a partir de hoje, eles vão melhorar, adaptar e conseguir levar esse conhecimento para as escolas do município. Isso trará uma oportunidade para que as crianças saibam como agir e minimizar os riscos em situações como as que simulamos aqui.”
A secretária da Educação de São Sebastião, Marta Braz, ressaltou o impacto positivo da iniciativa na segurança das escolas. “Garantir um ambiente seguro para nossos alunos e profissionais da educação é prioridade. Essa formação demonstra as iniciativas de sucesso que temos aplicado para a prevenção e o preparo para situações de risco, trazendo mais proteção e tranquilidade para toda a comunidade escolar.”
No último ano, a Polícia Municipal de São Sebastião aplicou o Protocolo Padrão de Segurança Escolar em 100% das municipais, envolvendo estudantes, professores, funcionários e gestores.