publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Tecnologia desenvolvida pela IACIT ajuda Governo de SP na prevenção a desastres naturais

Desenvolvido pela IACIT, empresa brasileira líder em inovação, o radar meteorológico RMT 0200 está sendo usado na operação ‘São Paulo Sempre Alerta’, iniciativa liderada pelo governo estadual para minimizar os impactos de desastres naturais

O trabalho de prevenção e respostas rápidas a desastres naturais ganhou um reforço estratégico no Estado de São Paulo. Desde janeiro deste ano, uma tecnologia de última geração está ajudando a Defesa Civil a monitorar, em tempo real, eventos climáticos severos ou extremos.

Desenvolvido pela IACIT, empresa brasileira líder em inovação, o radar meteorológico RMT 0200 está sendo usado na operação ‘São Paulo Sempre Alerta’, iniciativa liderada pelo governo estadual para minimizar os impactos de desastres naturais.

A tecnologia tem capacidade de monitorar um raio de 400 km, fornecendo dados detalhados sobre volume, localização e intensidade de fenômenos naturais como tempestades, alagamentos e deslizamentos de terra.

“Os radares são essenciais para aperfeiçoar os sistemas de alerta e aumentar a eficiência das ações preventivas. Tecnologias como essa permitem uma gestão de risco mais assertiva, minimizando danos materiais e, principalmente, salvando vidas”, afirma a major Michele César, diretora da Divisão de Resposta da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Agilidade e precisão

Instalado em São José dos Campos, o RMT 0200 mostra, em tempo real, a formação de nuvens, a direção e velocidade dos seus deslocamentos e até o volume de gotas dentro delas, determinando a intensidade dos fenômenos meteorológicos.

Instalado em São José dos Campos, o RMT 0200 mostra, em tempo real, a formação de nuvens, a direção e velocidade dos seus deslocamentos e até o volume de gotas dentro delas, determinando a intensidade dos fenômenos meteorológicos. (Foto: Divulgação)

A tecnologia do radar está baseada na utilização da banda S, uma freqüência eletromagnética de operação compreendida entre 2,7 e 2,9 gigahertz (GHz). Sua vantagem sobre os radares banda X, que operam na freqüência de 10 GHz, é o maior alcance: enquanto estes têm um raio médio de 100 quilômetros, os da banda S atingem 400 quilômetros.

“O RMT 0200 utiliza tecnologia de ponta. Uma tecnologia que poucos países dominam”, disse Luiz Teixeira, presidente da IACIT.

Emissão de alertas

Durante a operação ‘São Paulo Sempre Alerta’, o radar está sendo utilizado em conjunto com a plataforma MIND (Meteorologia Integrada de Nowcasting para Decisores), um sistema avançado de comando, controle e inteligência para monitoramento meteorológico, também desenvolvido pela IACIT.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A ferramenta, integrada ao centro de gerenciamento de emergências do Palácio dos Bandeirantes (sede do governo estadual), emite alertas e avisos sobre condições climáticas adversas.

Projetada para centros de controle de tráfego aéreo, Defesa Civil e outras operações de missão crítica, essa tecnologia permite respostas rápidas a emergências e a tomada de decisões mais assertivas. O sistema opera via web e pode ser adaptado a diferentes cenários, fortalecendo a gestão de riscos climáticos.

Durante a operação ‘São Paulo Sempre Alerta’, o radar está sendo utilizado em conjunto com a plataforma MIND (Meteorologia Integrada de Nowcasting para Decisores). (Foto: divulgação)

Essa estrutura permite à Defesa Civil monitorar as cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e parte das regiões do Alto Tietê e Campinas, garantindo previsões mais precisas e respostas mais ágeis em situações de emergência.

O apoio tecnológico fornecido pela IACIT reforça a capacidade da campanha e também contribui para divulgação das informações através do “Defesa Alerta”, baseado na tecnologia cell broadcast. O sistema envia mensagens diretamente para celulares mesmo sem conexão ativa ou créditos. Em casos extremos, o alerta inclui, ainda, um aviso sonoro e vibratório de cerca de 10 segundos, com uma mensagem sobre a situação de risco.

Tanto o RMT 0200, quanto a plataforma MIND foram cedidos sem custos pela IACIT para uso na operação da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

“Para nós, é motivo de orgulho poder contribuir com os esforços do governo do Estado de São Paulo na prevenção a desastres naturais”, disse o presidente da IACIT.

Botão Voltar ao topo