
Resende (RJ) – A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) sediará, entre os dias 21 e 28 de fevereiro, a 74ª edição da Olimpíada Acadêmica, reunindo mais de 1.600 cadetes em competições esportivas de alto nível.
O evento contará com disputas em 14 modalidades: Atletismo, Aquathlon, Basquetebol, Esgrima, Futebol, Hipismo, Judô, Natação, Orientação, Pólo Aquático, Pentatlo Militar, Pentatlo Moderno, Tiro e Voleibol. Além das medalhas, as melhores equipes garantirão vaga na NAVAMAER 2025, competição que envolve a Escola Naval, a AMAN e a Academia da Força Aérea.
Os cadetes disputarão três troféus principais: o Troféu Duque de Caxias, entre os cadetes das Armas de Infantaria, Artilharia, Cavalaria, Engenharia, Material Bélico, Comunicações e Intendência; o Troféu Maria Quitéria, entre as cadetes do curso Básico, Intendência e Material Bélico; e o Troféu Agulhas Negras, disputado pelas Companhias do curso Básico.
A cerimônia de abertura está marcada para o dia 21 de fevereiro, às 18h00, no Estádio Mark Clark, na Seção de Educação Física da AMAN. Além das competições, o evento terá exposição e venda de materiais militares e esportivos. O público civil é convidado a prestigiar a competição e conferir a programação completa no link oficial do evento.
Presidente do COB marcará presença
Uma das novidades deste ano é a participação do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Coronel da Reserva Marco La Porta. Ele visitará a AMAN no dia 24 de janeiro, quando acompanhará as atividades esportivas, concederá entrevistas e realizará uma palestra ao Corpo de Cadetes.
A 74ª Olimpíada Acadêmica da AMAN promete ser um grande evento esportivo, reforçando o espírito de corpo, o incentivo às atividades físicas e a superação dos cadetes em diversas modalidades.