publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Corporação Musical Euterpe é declarada patrimônio imaterial de Pindamonhangaba

Evento realizado no Teatro Galpão marcou ainda o lançamento do selo comemorativo do bicentenário da banda

200 anos da Corporação Musical Euterpe. (Foto: Divulgação)

A Corporação Musical Euterpe comemora em 2025 seu bicentenário e se consolida como a banda mais antiga da América Latina. Para comemorar este marco, diversos eventos serão realizados durante o ano, iniciando na segunda-feira (17), com o lançamento oficial do selo comemorativo dos 200 anos e assinatura do decreto que institui a Corporação Musical Euterpe como patrimônio imaterial de Pindamonhangaba.

Coral da Euterpe – O evento realizado no Teatro Galpão contou com apresentação da Banda Sinfônica e do Coral da Euterpe “Julia San Martin Boaventura” e reuniu grande público. O coral encantou a todos com as apresentações de “Azul da Cor do Mar” (arranjo de Patricia Costa) e “Bossa Medley” (Arranjo de Cezar Elbert), tendo à frente a maestra Denise Grazy. Para essa apresentação, participação especial do pianista Bruno Henrique.

Coral. (Foto: Divulgação)

Solenidade oficial – Após a apresentação do Coral, foi realizada a parte solene da cerimônia com as falas das autoridades: Presidente da Corporação Musical Euterpe e Maestro Marcos Roberto Souza; presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Ana Maria Guimarães Iadelucca; secretária de Cultura e Turismo da Prefeitura, Rebeca Rezende Guaragna Guedes; e prefeito de Pindamonhangaba Ricardo Piorino.

Em seguida, foi realizada a cerimônia de assinatura do decreto nº 6813, de 17 de fevereiro de 2025, que registra a Corporação Musical Euterpe como bem cultural de natureza imaterial, considerando a aprovação do registro da Corporação como bem cultural de natureza imaterial em reunião ordinária do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Arquitetônico de Pindamonhangaba, realizada no dia 11 de julho de 2024, com referência a processo e laudo técnico elaborado pela comissão constituída dentro do conselho.

Na sequência, as autoridades realizaram o descerramento de uma placa com o selo comemorativo dos 200 anos da Corporação Musical Euterpe, marcando o início oficial das comemorações do bicentenário.

Concerto da Sinfônica – A Banda Sinfônica da Corporação Musical Euterpe encerrou o evento com a apresentação das músicas: Tema do Filme Capitão América (Orquestrada por Alna Silvestri); Maria, Maria (Milton Nascimento); The Final Countdown (Joey Tempest); Somos Todos Iguais Essa Noite (medley de músicas de Ivan Lins, com arranjo de Gilson Santos); Ana Julia (Banda Los Hermanos, arranjo do músico da banda, trompista Rubens Bustamante); e Aquarela do Brasil, no bis.

Breve Histórico – A Corporação Musical Euterpe foi criada pelo Maestro João Batista de Oliveira, mais conhecido por João Pimenta, em 22 de agosto de 1825. É rica em gloriosos momentos, já tocou no Rio de Janeiro a convite do Imperador do Brasil Dom Pedro II e para o então governador Jânio Quadros, em 1958.
Participou de um dos mais famosos programas de rádio da época, o Lira de Xopotó, da extinta Rádio Nacional, que tinha a sede na cidade do Rio de Janeiro. Essa apresentação aconteceu em 7 de março de 1964.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Foi declarada de utilidade pública em 1958, pelo então governador Jânio Quadros e incluída como acervo histórico do município em 1990 (Lei Orgânica Municipal). Este ano sua história completará 200 anos, uma instituição bicentenária de Pindamonhangaba, sendo patrimônio histórico imaterial da cidade.

Botão Voltar ao topo