
A Corporação Musical Euterpe comemora em 2025 seu bicentenário e se consolida como a banda mais antiga da América Latina. Para comemorar este marco, diversos eventos serão realizados durante o ano, iniciando na segunda-feira (17), com o lançamento oficial do selo comemorativo dos 200 anos e assinatura do decreto que institui a Corporação Musical Euterpe como patrimônio imaterial de Pindamonhangaba.
Coral da Euterpe – O evento realizado no Teatro Galpão contou com apresentação da Banda Sinfônica e do Coral da Euterpe “Julia San Martin Boaventura” e reuniu grande público. O coral encantou a todos com as apresentações de “Azul da Cor do Mar” (arranjo de Patricia Costa) e “Bossa Medley” (Arranjo de Cezar Elbert), tendo à frente a maestra Denise Grazy. Para essa apresentação, participação especial do pianista Bruno Henrique.

Solenidade oficial – Após a apresentação do Coral, foi realizada a parte solene da cerimônia com as falas das autoridades: Presidente da Corporação Musical Euterpe e Maestro Marcos Roberto Souza; presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Ana Maria Guimarães Iadelucca; secretária de Cultura e Turismo da Prefeitura, Rebeca Rezende Guaragna Guedes; e prefeito de Pindamonhangaba Ricardo Piorino.
Em seguida, foi realizada a cerimônia de assinatura do decreto nº 6813, de 17 de fevereiro de 2025, que registra a Corporação Musical Euterpe como bem cultural de natureza imaterial, considerando a aprovação do registro da Corporação como bem cultural de natureza imaterial em reunião ordinária do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Arquitetônico de Pindamonhangaba, realizada no dia 11 de julho de 2024, com referência a processo e laudo técnico elaborado pela comissão constituída dentro do conselho.
Na sequência, as autoridades realizaram o descerramento de uma placa com o selo comemorativo dos 200 anos da Corporação Musical Euterpe, marcando o início oficial das comemorações do bicentenário.
Concerto da Sinfônica – A Banda Sinfônica da Corporação Musical Euterpe encerrou o evento com a apresentação das músicas: Tema do Filme Capitão América (Orquestrada por Alna Silvestri); Maria, Maria (Milton Nascimento); The Final Countdown (Joey Tempest); Somos Todos Iguais Essa Noite (medley de músicas de Ivan Lins, com arranjo de Gilson Santos); Ana Julia (Banda Los Hermanos, arranjo do músico da banda, trompista Rubens Bustamante); e Aquarela do Brasil, no bis.
Breve Histórico – A Corporação Musical Euterpe foi criada pelo Maestro João Batista de Oliveira, mais conhecido por João Pimenta, em 22 de agosto de 1825. É rica em gloriosos momentos, já tocou no Rio de Janeiro a convite do Imperador do Brasil Dom Pedro II e para o então governador Jânio Quadros, em 1958.
Participou de um dos mais famosos programas de rádio da época, o Lira de Xopotó, da extinta Rádio Nacional, que tinha a sede na cidade do Rio de Janeiro. Essa apresentação aconteceu em 7 de março de 1964.
Foi declarada de utilidade pública em 1958, pelo então governador Jânio Quadros e incluída como acervo histórico do município em 1990 (Lei Orgânica Municipal). Este ano sua história completará 200 anos, uma instituição bicentenária de Pindamonhangaba, sendo patrimônio histórico imaterial da cidade.