publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Volta ao Algarve 2025 arranca em Portimão com cartaz de luxo

O português João Almeida (UAE Team Emirates) assume-se como um dos candidatos ao triunfo na competição, que irá animar durante cinco dias a zona mais a sul de Portugal

A cerimónia da apresentação da 51ª Volta ao Algarve decorreu em Portimão. (Foto: FP Ciclismo)

A 51ª edição da Volta ao Algarve tem início nesta quarta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, e prolonga-se até ao dia 23, concluindo-se a competição no Alto do Malhão com a realização de um contrarrelógio, após contabilizados quase 750 quilómetros. A prova, constituída por cinco etapas, irá contar com algumas das melhores equipas do mundo, como aconteceu na recente clássica “Figueira Champions / Casino Figueira”, que teve como vencedor o português António Morgado (UAE Team Emirates). Desta feita, o seu compatriota e colega de equipa João Almeida não tem dúvidas em assumir-se como um dos favoritos ao triunfo, o que a acontecer seria um feito assinalável, tanta é a qualidade de um pelotão que conta contará com 25 equipas, num total de 175 corredores inscritos.

“Acho que sou um dos candidatos para discutir a corrida, mas há corredores que aparentam estar mais fortes. A parte mais difícil está feita, que é o treino, agora é focar na corrida. Não sinto pressão extra, apenas a responsabilidade normal de qualquer corrida” referiu o categorizado corredor, que integra aquela que é a primeira equipa do ranking mundial do escalão World Tour. Uma declaração forte e corajosa proferida durante a apresentação da Volta ao Algarve no Auditório do Museu de Portimão e que contou com algumas figuras de vulto da popular modalidade.

O presidente da Câmara Municipal de Portimão, Álvaro Bila, fez as honras da casa e disse tratar-se de um “enorme orgulho” o facto da linda cidade algarvia receber as primeiras pedaladas da prova. “É com muito gosto que daremos o tiro de partida e esperamos que seja mais uma grande edição”, assinalou o autarca, corroborado nas palavras por André Gomes, presidente do Turismo daquela cidade algarvia. “A nossa região tem muito mais do que sol e praia para oferecer. Este é mais um bom exemplo de um bom casamento entre um desporto e um território”, defendeu.

As camisolas em disputa na ‘Algarvia’. (Foto: FP Ciclismo)

A cerimónia contou com a presença do antigo corredor Cândido Barbosa, a quem apelidaram de “foguete de Rebordosa”, agora o responsável máximo pela Federação Portuguesa de Ciclismo, após ter vencido as eleições para aquele organismo, substituindo no cargo o também ex-ciclista Delmino Pereira. “É uma posição diferente. É um papel de muita responsabilidade, não só pela Volta ao Algarve, mas por todo o ciclismo em Portugal, disse o líder federativo, vendedor por duas ocasiões da “Algarvia”, como é popularmente conhecida a corrida, para depois agradecer aos autarcas e patrocinadores envolvidos no grandioso evento.

Para além de João Almeida, também o corredor italiano Filippo Ganna (INEOS Grenadiers), manifestou o desejo de vencer a competição, enquanto o francês Julian Alaphilippe (Tudor Pro Cycling Team) foi mais reservado, apenas dizendo que gostava de ganhar o contrarrelógio do último dia. O bicampeão mundial da categoria, que se estreia a correr em solo português, disse já ter visto a corrida na televisão, tendo ficado agradado com o que observou. Após 11 temporadas no WorldTour, na estrutura da Soudal Quick-Step, o categorizado ciclista francês optou por baixar de ‘divisão’ para relançar a sua carreira, na qual soma 44 vitórias, entre as quais se destacam seis etapas na Volta a França, três Flèche Wallonne (2018, 2019 e 2021), a Milão-Sanremo e a Strade Bianche em 2019, e uma etapa na última Volta a Itália. O dinamarquês Jonas Vingegaard também escolheu a “Algarvia” para começar a nova temporada. O bicampeão do Tour (2022 e 2023) vai correr a prova pela primeira vez na carreira.

EQUIPAS CONFIRMADAS

WorldTour: Alpecin-Deceuninck (BEL), Bahrain Victorious (BRH), Cofidis (FRA), EF Education-EasyPost (EUA), Groupama-FDJ (FRA), INEOS (GB), Intermarché-Wanty (BEL), Lidl-Trek (EUA), Picnic PostNL (NL), Red Bull-BORA-hansgrohe (GER), Soudal Quick-Step (BEL), UAE Emirates (UAE) e Visma-Lease a Bike (NL).

ProTeams: Caja Rural (ESP), Lotto (BEL) e Tudor (CH).

Continentais: Anicolor-Tien21 (POR), AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense (POR), Aviludo-Louletano-Loulé (POR), Credibom-LA Alumínios-MarcosCar (POR), Efapel (POR), Feirense-Beeceler (POR), Gi Group-Simoldes-UDO (POR), Rádio Popular-Paredes-Boavista (POR) e Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua (POR).

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

ETAPAS

19/02 Portimão – Lagos | 192,2 km
20/02 | Lagoa – Fóia | 177,6 km
21/02 | Vila Real de Santo António – Tavira | 183,5 km
22/02 | Albufeira – Faro | 175,2 km
23/02 | Salir – Malhão (CRI) | 19,6 km

Vaz Mendes
É jornalista, natural da cidade do Porto, Portugal. Iniciou sua carreira na Gazeta dos Desportos, tendo depois passado pelo Record, Jornal de Notícias e Comércio do Porto, jornais de referência em Portugal. Participou da cobertura de múltiplos eventos nacionais e internacionais (Futebol, Basquetebol, Andebol, Ciclismo e Hóquei em Patins). Foi coordenador redatorial do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica). É responsável pelas redes sociais de equipes de ciclismo e dirigente desportivo em uma associação de Ciclismo. É colaborador do PortalR3, publicando textos escritos em português de Portugal.

Botão Voltar ao topo