publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Aeroportos regionais em SP: Rio Preto e Ribeirão lideram em pousos e decolagens

Aeroportos de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto foram os mais movimentados em janeiro. (Foto: Divulgação)

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), responsável pela regulação da concessão de 27 aeroportos regionais, divulgou dados da aviação comercial regional no primeiro mês do ano.

De acordo com a Agência, foram 168,5 mil passageiros transitando em nove terminais paulistas, com destaque para São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. O número de embarques fechou em 81,7 mil; os desembarques, em 83,5 mil; e as conexões, em 553.

Atualmente, o Estado de São Paulo opera voos comerciais regulares em oito aeroportos regionais, ampliando a conectividade de destinos turísticos, gerando desenvolvimento, emprego e renda para municípios do interior do Estado.

São eles: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Ribeirão Preto, além dos três principais: Campinas, Congonhas e Guarulhos,

“Estamos falando de um interior conectado, bem estruturado logisticamente e pronto para receber feiras, eventos, convenções e grandes festivais.

Além disso, os aeroportos regionais atuam como polos emissores de turistas para municípios vizinhos”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

No mês passado, o Governo de São Paulo prorrogou o decreto que mantém reduzida em 12% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o combustível da aviação, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

Como contrapartida, as aéreas se comprometeram a ampliar o tempo de permanência de aeronaves em conexão em São Paulo (stopover) de três para cinco dias e incluir cem novas decolagens em relação ao ano anterior.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Em 2024, os aeroportos paulistas registraram mais de 650 mil pousos e decolagens, movimentando cerca de 80 milhões de passageiros, segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET).

Os números incluem os três maiores aeroportos do estado – Guarulhos, Congonhas e Viracopos e aeroportos regionais com operações regulares.

Botão Voltar ao topo