Compositoras do Vale realizam último workshop gratuito para artistas em Jacareí

Evento faz parte do Coletivo Cantautoras e acontece no dia 24 de fevereiro, com apoio da Suzano

A coletiva musical Cantautoras do Vale, que promove o empoderamento feminino e a valorização da música autoral na região, realiza no próximo dia 24 de fevereiro o último workshop do projeto “Arte & Música como Profissão”.

A atividade acontece no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Suzano, em Jacareí, e integra uma série de quatro encontros voltados ao desenvolvimento de carreiras artísticas, abertos a artistas e estudantes de artes locais.

O encontro será conduzido pela cantora e produtora musical Ligia Kamada, que abordará o tema “Exploração Vocal e Rítmica”.

Durante o workshop, os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas vocais, ritmos e princípios básicos de teoria musical de forma dinâmica e interativa, além de explorar a improvisação musical.

A programação inclui ainda um plantão tira-dúvidas sobre gestão de carreira, liderado por Cinthia Jardim, idealizadora da coletiva.

Os workshops fazem parte das ações do Festival Cantautoras do Vale, viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Jacareí (LIC) e patrocinado pela Suzano.

Em sua edição inaugural, o festival reuniu um público de aproximadamente 500 pessoas na Sala Mário Lago, onde dez artistas mulheres se apresentaram.

A iniciativa também promoveu uma campanha de arrecadação de itens de higiene menstrual e uma feira gastronômica e cultural, reforçando seu compromisso com o fortalecimento da identidade regional e o desenvolvimento social.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

“A cultura é um pilar fundamental para o desenvolvimento social e econômico. Na Suzano, acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo e, ao investir em iniciativas culturais como essa, estamos contribuindo para a valorização da identidade regional e para o crescimento das comunidades onde atuamos”, afirma Adriano Silva Martins, Coordenador de Relacionamento Social da Suzano.

Programação das Oficinas
As oficinas acontecem das 14h às 17h no NEA Suzano e incluem certificado de participação e material complementar em PDF enviado após os encontros.

Do total de vagas, 30% são destinadas a mulheres negras, indígenas, amarelas, PCDs, pessoas trans e da comunidade LGBTQIA+NP+.

Inscrições e Informações

A participação é gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScXDwvlS1iI9CtHyLs8smnLsCwPetJiMrMlcbpm6_PcL45cBw/viewform

Serviço – Oficinas “Arte & Música como Profissão”
Vagas: 30 por oficina

Data: 24 de fevereiro de 2025

Horário: 14h às 17h

Local: NEA Suzano

Endereço: Rua Projetada, 75, São Silvestre, Jacareí/SP

Sobre as oficineiras
Ligia Kamada
Produtora musical e integrante da coletiva Cantautoras do Vale, Ligia possui mais de 30 anos de carreira e assina discos autorais como Dela e Yermandê. Inspirada pela ancestralidade, cria trilhas sonoras e lidera projetos musicais inovadores.

Maysa Ohashi
Filha de músicos, é diretora artística da coletiva e professora de canto e performance vocal. Seu trabalho autoral inclui o disco Partes de Mim e parcerias com orquestras renomadas.

Julie Ramos
Cantautora e bacharel em comunicação, Julie se destaca no cenário indie brasileiro com composições poéticas e confessionalistas. Participou da coletânea Midas New Acts em 2024.

Cinthia Jardim
Idealizadora da coletiva, Cinthia é produtora cultural e cantautora com mais de 20 anos de carreira. Suas iniciativas buscam fortalecer a presença feminina na música regional.

Sobre Cantautoras do Vale
Criada em 2021, a coletiva Cantautoras do Vale exalta o trabalho das mulheres no setor cultural e promove trocas entre compositoras.

Além de shows autorais, como Reverbera e Saudações, Rita Lee Jones, a iniciativa realiza projetos que visam ampliar oportunidades e promover um cenário mais equitativo para as mulheres na música.

Botão Voltar ao topo