publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Defesa Civil de Taubaté participa de evento sobre tecnologia para previsão de deslizamentos

A participação da Defesa Civil de Taubaté no evento reforça o compromisso da cidade com a modernização de seus protocolos de segurança e a adoção de novas tecnologias na gestão de riscos

A participação da Defesa Civil de Taubaté no evento reforça o compromisso da cidade com a modernização de seus protocolos de segurança e a adoção de novas tecnologias na gestão de riscos. (Foto: Divulgação/PrefTaubaté)

A Defesa Civil de Taubaté esteve presente no lançamento do GeoRisk – Sistema de Previsão de Risco de Deslizamentos de Terra, realizado na última semana, no auditório do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), em São José dos Campos.

Desenvolvido por pesquisadores do Cemaden, o GeoRisk aprimora a previsão de deslizamentos por meio de modelos meteorológicos avançados, dados históricos de chuva e limiares críticos de precipitação. Com previsões mais precisas e confiáveis, a ferramenta possibilita um suporte mais eficiente para a emissão de alertas e a tomada de decisões preventivas por órgãos de Defesa Civil em todo o país.

O evento contou com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Ministro das Cidades, além de outras autoridades, como a diretora do Cemaden, a coordenadora do programa Cemaden Educação e um importante meteorologista reconhecido mundialmente por suas pesquisas sobre o aquecimento global.

A participação da Defesa Civil de Taubaté no evento reforça o compromisso da cidade com a modernização de seus protocolos de segurança e a adoção de novas tecnologias na gestão de riscos. O conhecimento adquirido contribuirá para o aprimoramento das estratégias locais de monitoramento e resposta a desastres naturais, garantindo maior proteção à população e ao patrimônio do município.

Botão Voltar ao topo