publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Turismo rural e ecoturismo ganham cada vez mais destaque no Vale do Paraíba

Docente do Senac Pindamonhangaba compartilha dicas de passeios e cursos para quem deseja explorar ou investir nesse mercado em crescimento

Passar alguns dias em meio à natureza, em um ambiente tranquilo e fresco, é uma ótima opção para relaxar durante o verão.

Seja em uma viagem curta ou em uma programação mais longa, o Vale do Paraíba oferece diversas alternativas acessíveis de turismo rural e ecoturismo.

Nathalia Martinelli, docente da área de Turismo e Hospitalidade do Senac Pindamonhangaba, reforça que é possível viver experiências inesquecíveis sem precisar ir muito longe.

“Esse nicho de turismo atende a todos os públicos, tanto de visitantes de outras localidades quanto de moradores locais. Para quem vive no Vale, é uma oportunidade de se reconectar com a terra e valorizar o sentimento de pertencimento e integração ao ambiente”, afirma a docente do Senac Pindamonhangaba.

Segundo Nathalia, esse setor do turismo tem despertado cada vez mais interesse no público e desempenha um papel crucial no desenvolvimento do Vale do Paraíba.

“O turismo rural e o ecoturismo oferecem ao viajante a possibilidade de se desconectar da vida urbana e se conectar à natureza, conhecer a cultura local, tradições e costumes, degustar alimentos frescos e pratos tradicionais.

Ao mesmo tempo, pode ser uma fonte significativa de renda para as comunidades locais, ajudando na diversificação da economia, além de apoiar os empreendedores que trabalham com hospedagem, alimentação e outras atividades”, explica.

Nathalia ressalta que as atividades de turismo rural e ecoturismo ainda incentivam a preservação dos recursos naturais e promovem experiências autênticas e educativas. “Esses segmentos promovem qualidade de vida, sustentabilidade e valorizam o modo de viver simples e encantador, típicos das áreas rurais e mais afastadas dos centros urbanos”, diz.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Dados do Ministério do Turismo confirmam a relevância do setor: segundo a pesquisa Demanda Turismo Rural, 74% dos viajantes interessados nesse segmento buscam o interior para contemplar a natureza, 70% priorizam locais que oferecem paz e tranquilidade e 73% são atraídos pela autenticidade da comida caseira.

Opções de passeios

A localização privilegiada do Vale do Paraíba oferece diversas opções de atividades para diferentes públicos. Nathalia destaca que há atrativos gratuitos ou com baixo custo, como parques estaduais, centros históricos e fazendas, além de pacotes oferecidos por agências que incluem guia, transporte, hospedagem e alimentação.

“No Vale Histórico, cidades como Bananal, Silveiras e São José do Barreiro preservam riquezas da época colonial e do ciclo do café, em fazendas históricas, trilhas, cachoeiras e na gastronomia caipira.

Já na Serra da Mantiqueira, os atrativos incluem a Pedra do Baú e a Cachoeira dos Amores, em São Bento do Sapucaí, o Pico do Agudo, em Santo Antônio do Pinhal, e degustações em vinícolas, cervejarias e queijarias locais”, exemplifica.

Outro destaque é o Projeto Sertões de Taubaté, que promove passeios por alambiques, olarias e ambientes com degustação de café típico e almoço com frango caipira.

Qualificação para investir no mercado turístico

Com o crescimento do interesse por turismo rural e ecoturismo, aumentam as oportunidades para trabalhadores e empreendedores. Nathalia enfatiza a importância da qualificação para garantir excelência e ampliar as possibilidades de atuação.

“A especialização proporciona conhecimento e habilidades específicas e técnicas necessárias para desempenhar funções na área de interesse, assegurando que o profissional esteja preparado para enfrentar os desafios e responsabilidades”, diz.

A docente dá dicas relevantes para quem está de olho nesse mercado. “Busque informações sobre a área e suas diversas possibilidades de atuação, participe de eventos que promovam o turismo na região, conheça melhor o potencial e a oferta turística do local e, principalmente, busque qualificação em instituições credenciadas como o Senac”, orienta Nathalia.

Na área de Turismo e Hospitalidade, o Senac Pindamonhangaba disponibiliza cursos livres e técnicos dentro das subáreas de Eventos, Hotelaria, Turismo e Lazer. Algumas capacitações oferecem bolsas de estudo 100% gratuitas.

Conheça alguns dos cursos livres programados para 2025:

Segmentação Turística – Planejamento e Estratégias de Atuação – de 8/2 a 17/5, aos sábados, das 8h às 12h;
Agente de Informações Turísticas – de 5/2 a 1/10, às quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h30;
Atrativos e Negócios Turísticos Inteligentes – de 14/3 a 25/4, às sextas-feiras, das 13h30 às 17h30;
Design de Experiências Turísticas – de 5/5 a 25/6, às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h30;
Excelência no Atendimento em Serviços de Hospitalidade – de 7/6 a 19/7, aos sábados, das 8h às 12h;
Gestão Operacional de Aluguel por Temporada – de 4/10 a 6/12, aos sábados, das 8h às 12h.
Mais informações sobre os cursos disponíveis e inscrições no site https://www.sp.senac.br/senac-pindamonhangaba.

Botão Voltar ao topo