publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Jordi Meeus brilha na Volta ao Algarve num final emocionante em Tavira. Suíço Jan Christen continua vestido de amarelo

A etapa deu para marcar algumas diferenças na Classificação Geral, mas depois de uma chegada mais partida, a terceira da competição, terminou ao sprint

Os portadores das camisolas em disputa no pódio no final da 3ª etapa da ‘Algarvia’. (Foto FP Ciclismo)

Uma Avenida Zeca Afonso repleta de um público entusiasta assistiu à vitória do belga Jordi Meeus (Red Bull – BORA – hansgrohe) neste dia três da “Algarvia”, após um final de prova emocionante e decidido no detalhe. Tal como na véspera, não foi preciso muito tempo para a corrida mexer: depois de uma primeira tentativa sem sucesso de Carlos Salgueiro (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense), uma fuga de dez corredores, novamente com Salgueiro, conseguiu distanciar-se do pelotão ao quilómetro cinco. A partir daí, e durante grande parte da tarde, foi uma corrida estabilizada. O pelotão controlou sempre o grupo da frente, apesar de algumas oscilações, e foi-se aproximando consoante o passar do tempo.

A primeira contagem de montanha ainda foi dominada pela fuga e liderada por Calum Johnston (Caja Rural-Seguros RGA), mas pouco mais de 40 quilómetros depois, na segunda contagem do dia, o pelotão já estava todo junto. Aí, destacou-se Nicolás Tivani (Aviludo – Louletano – Loulé), ele que acabou a etapa como dono da Camisola Azul. E depois deu-se o crescendo para o sprint final. O pelotão seguiu todo compactado, Mathias Vacek (Lidl-Trek) passou à frente na única meta-volante do dia, em Vila Real de Santo António, e as atenções viraram-se para a reta da meta, numa Avenida Zeca Afonso lotada que viveu intensamente os últimos metros da corrida.

O suíço Jan Christen conservou a camisola amarela. (Foto: FP Ciclismo)

Tavira consagrou Jordi Meeus (Red Bull – Bora – hansgrohe) como o vencedor da etapa, à frente de Biniam Girmay (Intermarché-Wanty) e Arnaud De Lie (Lotto Cycling Team), os outros dois homens do pódio. Alberto Dainese (Tudor Pro Cycling Team) até foi o segundo a cortar a meta, mas foi relegado para o último lugar do pelotão por sprint irregular. No top-10 da Classificação Geral, nota para uma mudança: Romain Bardet, da Team Picnic PostNL, era quarto classificado, mas abandonou a corrida após uma queda e permitiu que António Morgado (UAE Team Emirates XRG) subisse uma posição.

Significa isto que Jan Christen, também da UAE Team Emirates XRG, continua a ser o Camisola Amarela e, com quatro segundos de vantagem para João Almeida, colega de equipa. Laurens De Plus, da INEOS Grenadiers, está em terceiro. A Algarvia prossegue este sábado, com a quarta etapa, que liga Albufeira a Faro, num percurso de 175.2 quilómetros que promete uma corrida agitada.

“É a minha primeira vitória oficial da temporada, por isso estou muito feliz. Senti-me muito bem, o final da corrida adequa-se a mim, com uma ligeira subida, e depois foi só gerir os timings. Consegui fazer bem a última curva e depois o timing do sprint foi perfeito”, afirmou Jordi Meeus.

* com FP Ciclismo

Vaz Mendes
É jornalista, natural da cidade do Porto, Portugal. Iniciou sua carreira na Gazeta dos Desportos, tendo depois passado pelo Record, Jornal de Notícias e Comércio do Porto, jornais de referência em Portugal. Participou da cobertura de múltiplos eventos nacionais e internacionais (Futebol, Basquetebol, Andebol, Ciclismo e Hóquei em Patins). Foi coordenador redatorial do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica). É responsável pelas redes sociais de equipes de ciclismo e dirigente desportivo em uma associação de Ciclismo. É colaborador do PortalR3, publicando textos escritos em português de Portugal.

Botão Voltar ao topo