A Polícia Militar de São Paulo desencadeou na tarde desta quinta-feira (20) a Operação Impacto Força Total com o objetivo de combater a criminalidade em todo o estado, com foco na prevenção de crimes patrimoniais, ambientais e de tráfico de entorpecentes.
A ação é realizada de forma simultânea entre todas as polícias militares do Brasil. A operação que ocorre entre os dias 20 e 21 de fevereiro tem como foco promover a tranquilidade social e aumentar a sensação de segurança da população.
Em São Paulo, as atividades são desempenhadas com base em estudos criminais produzidos pelo Setor de Inteligência da Polícia Militar.
Somente hoje, a Impacto Força Total contará com 13,1 mil policiais, 4,3 mil viaturas de radiopatrulhamento, 454 viaturas de patrulhamento tático da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e Força Tática, além de 592 motocicletas e oito aeronaves.
Participam da ação os Comando de Policiamento de Choque, Policiamento Rodoviário, Policiamento de Trânsito, Comando de Policiamento Ambiental e o Comando de Aviação da PM.
A operação marca os 30 anos do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais de Polícia Militar, reafirmando o compromisso das Polícias Militares do Brasil com a guarda do Estado democrático de direito e a preservação da ordem pública.