publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Jonas Vingegaard brilha no Malhão e ganha Volta ao Algarve 2025

Corredor da Team – Visma Lease Bike, bicampeão do Tour de France, é o novo vencedor da competição, sucedendo ao belga Remco Evenepoel

O belga Jonas Vingegaard venceu o contrarrelógio final da ‘Algarvia’. (Foto: FP Ciclismo)

O ciclista dinamarquês escolheu o sul de Portugal para começar a temporada, numa presença inédita na prova, e deixa o Algarve com um sorriso no rosto e boas sensações nas pernas. Num contrarrelógio entusiasmante – e inédito – a terminar no Alto do Malhão, Vingegaard deu espetáculo, recuperou tempo a toda a concorrência e garantiu a Camisola Amarela Visit Algarve.

Jan Christen, da UAE Team Emirates XRG, chegou a este último dia da Algarvia como líder da Classificação Geral, com quatro segundos de vantagem face a João Almeida, colega de equipa. Outros nomes fortes do ciclismo mundial partiam para esta quinta etapa com aspirações ao triunfo final, como Primož Roglič (Red Bull – BORA – hansgrohe), Laurens De Plus (INEOS Grenadiers), Tao Geoghegan Hart (Lidl-Trek) ou António Morgado (UAE Team Emirates XRG), além, claro, de Vingegaard.

Durante grande parte do dia, foi, no entanto, um companheiro de equipa do corredor dinamarquês, Wout van Aert, a sentar-se na cadeira do líder. O ciclista belga foi o primeiro a baixar o tempo do minuto 28 e liderou a etapa até quase ao fim. Só mesmo Vingegaard foi capaz de fazer melhor, com um contrarrelógio bastante equilibrado e que teve como ponto alto a reta final, a mítica subida ao Alto do Malhão, onde o dinamarquês ganhou a vantagem final ao colega.

Pódio para Vingegaard na 51ª Volta ao Algarve. (Foto: FP Ciclismo)

Na luta final esteve também João Almeida, com a melhor subida ao Malhão da tarde, mas a discreta fase inicial da corrida impediu o português de festejar em “casa”. Quem também acabou por não festejar foi Jan Christen: o suíço da UAE Team Emirates XRG foi o dono da Camisola Amarela Visit Algarve durante toda a semana, mas acabou por ficar com o último lugar do top-10 da GC e perder também a Camisola Branca IPDJ.

Fechada a cortina da 51ª Volta ao Algarve em bicicleta, é Jonas Vingegaard quem sai como figura principal, com vantagem na Classificação Geral para João Almeida e Lauren De Plus. Jordi Meeus (Red Bull – BORA – hansgrohe) termina como Camisola Verde Crédito Agrícola – Pontos, Nicolás Tivani (Aviludo – Louletano – Loulé) como Camisola Azul Save Water – Montanha e Romain Grégoire (Groupama-FDJ) como Camisola Branca IPDJ – Juventude.

* com FP Ciclismo

Vaz Mendes
É jornalista, natural da cidade do Porto, Portugal. Iniciou sua carreira na Gazeta dos Desportos, tendo depois passado pelo Record, Jornal de Notícias e Comércio do Porto, jornais de referência em Portugal. Participou da cobertura de múltiplos eventos nacionais e internacionais (Futebol, Basquetebol, Andebol, Ciclismo e Hóquei em Patins). Foi coordenador redatorial do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica). É responsável pelas redes sociais de equipes de ciclismo e dirigente desportivo em uma associação de Ciclismo. É colaborador do PortalR3, publicando textos escritos em português de Portugal.

Botão Voltar ao topo