Defesa Civil e secretarias atuam para minimizar impactos da forte chuva em Taubaté

Desde o início das chuvas, a Defesa Civil contabilizou 50 chamados, sendo 43 quedas de árvores, cinco vistorias em áreas afetadas, um alagamento e uma estrutura destelhada

Trabalho segue em Taubaté após estragos causados por temporal. (Foto: Divulgação/PrefTaubaté)

A Prefeitura de Taubaté segue mobilizada para reduzir os impactos das fortes tempestades que atingiram a cidade no fim de semana. Com ventos de até 100 km/h e um acumulado de 44,6 mm de chuva, diversas ocorrências foram registradas, exigindo a atuação da Defesa Civil e o acionamento do Plano de Contingência do Município.

Desde o início das chuvas, a Defesa Civil contabilizou 50 chamados, sendo 43 quedas de árvores, cinco vistorias em áreas afetadas, um alagamento e uma estrutura destelhada.

Diversas vias de grande circulação foram impactadas por quedas de árvores e galhos, entre elas as avenidas Inglaterra e Marrocos, no Jardim das Nações; Tiradentes, no Bom Conselho; Frade Marcílio Siqueira, no Itaim; Itambé, no Jardim Baronesa; Monte Castelo, na Vila Jabuticabeira, entre outras.

Na Avenida Juscelino Kubitschek, duas árvores de grande porte caíram sobre a via, danificando calçadas e o asfalto, atingindo a rede elétrica e edificações e bloqueando completamente o trânsito durante a tempestade. O local está sinalizado por agentes de trânsito, enquanto caminhões e equipes da Secretaria de Serviços Públicos, da concessionária de energia e da Secretaria de Obras trabalham na remoção dos danos e na normalização da via.

Plano de Contingência

Para atender à grande demanda, equipes de diferentes secretarias municipais, como Serviços Públicos, Obras e Mobilidade Urbana, atuam em conjunto com a Defesa Civil, além da concessionária de energia e outros órgãos, em ações como a sinalização das vias, o corte e a remoção de árvores e o restabelecimento da rede elétrica nos locais onde houve danos à fiação.

Apesar da grande quantidade de quedas de árvores, não houve registro de feridos. A Defesa Civil segue monitorando a situação, realizando vistorias e acompanhando as ocorrências na cidade.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  
Botão Voltar ao topo