Estudante da UNITAU conquista prata no Sulamericano de atletismo indor

Universitário de Educação Física da UNITAU conquista prata em estreia no Time Brasil durante o sulamericano de Atletismo indoor na Bolívia

(Foto: Divulgação/UNITAU)

Nem os mais de dois mil metros de altitude das colinas de Cochabamba, na Bolívia, foram capazes de parar o estudante de Educação Física e bolsista atleta da Universidade de Taubaté (UNITAU), Thiago Resende Ornelas, no Campeonato Sul-Americano Indoor de Atletismo de 2025 neste final de semana.

Ele não só superou os desafios climáticos da região, como competiu pela primeira vez em pista fechada, “flutuou” nos 60 metros com barreiras e conquistou a prata já na estreia na categoria adulta pelo Atletismo Brasil.

E o ouro estava logo ali: apenas cinco milésimos distanciaram o estudante de 20 anos do lugar mais alto no pódio, que dessa vez ficou com outro brasileiro, Eduardo de Deus. “Fiquei muito feliz com isso, com esse resultado e espero que mais pra frente, pegando mais ritmo, eu consiga extrair muito melhor”, comenta.

“Saber que eu consigo já extrair esse bom resultado perante atletas mais experientes, de maior nível, me traz muita motivação e me mostra que, mesmo com 20 anos agora, bem no começo da minha carreira no adulto, eu tenho um grande potencial para ser muito melhor do que eu sou hoje”, almeja o estudante, que representou o Brasil ao lado de outros 36 atletas convocados para a delegação tetracampeã de atletismo indoor.

Além do Brasil, atletas de outros 11 países competiram nos dias 22 e 23 de fevereiro no Estádio Municipal de Cochabamba e somaram pontos para o ranking mundial da modalidade.

Convocação e início novo ciclo
No ano passado, a vida de Thiago no Atletismo já foi marcada por inúmeras conquistas que resultaram em uma campanha excepcional pelo esporte ainda na categoria de base.

Diante disso, recebeu o convite do Time Brasil para o projeto Vivência Olímpica, ocasião que o levou para Paris para uma imersão no clima dos Jogos Olímpicos.

2025 só começou, mas ele já está colhendo mais frutos desse caminho construído com dedicação e resiliência para equilibrar as tarefas do alto rendimento no Atletismo com o curso de Educação Física na UNITAU.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

“Conciliar a rotina de treinos e competições com os estudos tem funcionado para mim até agora. Consigo manter esse equilíbrio entre os dois, até porque o estudo é muito importante e envolve também uma área em que eu já participo.

A gente modifica algumas coisinhas aqui e outras ali para ter horas de sono, descanso e ao mesmo tempo poder estudar, me preparar. Então eu consigo me adaptar bem até aqui e isso é bom para minha carreira e para os meus estudos”, destaca.

Após o bronze nos 60 metros com barreiras no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Indoor, que aconteceu no início de fevereiro em Bragança Paulista, Thiago foi convidado para uma semana de testes no laboratório do Comitê Olímpico Brasileiro.

Agora, após essa vitória na Bolívia, o jovem atleta segue a rotina de preparação de olho nos Jogos Pan Americanos Júnior, que acontecerão em julho deste ano no Paraguai, além do Mundial de Atletismo em pista aberta, em setembro, no Japão.

“Tenho grandes expectativas quanto aos campeonatos e estou em busca disso”, conta. “E em relação aos estudos, tenho expectativas boas, de concluir esse ano bem, adquirindo novos conhecimentos e melhorando ainda mais os meus estudos na Educação Física. Quero fazer acontecer em ambos os lados, tanto no meu esporte, como nos estudos”, conclui.

Botão Voltar ao topo