
San Antonio (EUA) – O Exército Norte dos Estados Unidos conduziu, na sexta feira (21), em San Antonio, Texas, a inauguração de monumento votivo à data de 21 de fevereiro de 1945, em meio às atividades alusivas aos 80 anos das vitórias da Força Expedicionária Brasileira. A atividade ocorreu na sede do Exército Norte (Army North), onde também foram celebrados os 80 anos da realização da Operação “ENCORE”. O histórico V Exército dos EUA, atual Army North, incorporou em suas fileiras, durante a 2ª Guerra Mundial, a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária Brasileira, composta por cerca de 25 mil militares.
O monumento votivo, posicionado no “Quadrângulo Histórico” da sede do V Exército, ressalta e honra os sacrifícios, superações e a parceria entre ambos os Exércitos durante aquele que é considerado o maior conflito armado da História, e simboliza os laços históricos e duradouros de cooperação e camaradagem.
Durante a Operação “ENCORE”, a Força Expedicionária Brasileira e a 10ª Divisão de Montanha dos Estados Unidos lutaram lado a lado, conquistando o Monte Castelo, em 21 de fevereiro de 1945, após meses de espera e tentativas anteriores, o que abriu caminho para a ofensiva das tropas aliadas até Bologna.
As atividades em San Antonio foram conduzidas pelo General de Divisão Allan M. Pepin, Comandante do Army North dos Estados Unidos, e contaram com a presença da Sra Maria Luiza Ribeiro Viotti, Embaixadora do Brasil nos EUA; e do General de Exército Eduardo Antônio Fernandes, Conselheiro Militar do Brasil junto à ONU.
Filho de Pracinha brasileiro
Destaque especial foi dado ao Dr Eduardo Viotti, esposo da Embaixadora e filho do 1º Tenente Viotti, “Pracinha” brasileiro, integrante do 11º RI, e que efetivamente combateu em Monte Castelo durante a ofensiva da FEB celebrada no evento.
Veteranos dos EUA
Compareceram ao evento os veteranos da 2ª Guerra:
– Coronel W.A. Bill Barnes, ex-membro da 85ª Divisão de Infantaria do 5º Exército Americano;
– Tenente-Coronel Ray Falk, alistado em 1944, aos 17 anos, à Marinha americana;
-Marinheiro de Primeira Classe Richard Cortez, Veterano da Marinha dos Estados Unidos;
– e o Técnico de Quinto Grau Martin Rodriguez, alistado ao Exército Americano no início de 1945, no Forte Sam Houston.
Participantes
Compareceram ao evento, ainda, o General de Divisão Jorge Augusto Ribeiro Cacho, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército; o General de Divisão Everton Pacheco da Silva, Adido do Exército Brasileiro nos EUA; e o General de Brigada Flávio Moreira Mathias, Vice-Diretor, J5, do Comando Sul dos Estados Unidos, além de civis e militares de ambos países.