publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Exércitos Brasileiro e dos EUA rememoram combate ombro a ombro em Monte Castelo

A atividade ocorreu na sede do Exército Norte (Army North), onde também foram celebrados os 80 anos da realização da Operação “ENCORE”

(A atividade ocorreu na sede do Exército Norte (Army North), onde também foram celebrados os 80 anos da realização da Operação “ENCORE” Foto: Aditância do Exército Brasileiro nos EUA/ Army North)

San Antonio (EUA) – O Exército Norte dos Estados Unidos conduziu, na sexta feira (21), em San Antonio, Texas, a inauguração de monumento votivo à data de 21 de fevereiro de 1945, em meio às atividades alusivas aos 80 anos das vitórias da Força Expedicionária Brasileira. A atividade ocorreu na sede do Exército Norte (Army North), onde também foram celebrados os 80 anos da realização da Operação “ENCORE”. O histórico V Exército dos EUA, atual Army North, incorporou em suas fileiras, durante a 2ª Guerra Mundial, a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária Brasileira, composta por cerca de 25 mil militares.

O monumento votivo, posicionado no “Quadrângulo Histórico” da sede do V Exército, ressalta e honra os sacrifícios, superações e a parceria entre ambos os Exércitos durante aquele que é considerado o maior conflito armado da História, e simboliza os laços históricos e duradouros de cooperação e camaradagem.

Durante a Operação “ENCORE”, a Força Expedicionária Brasileira e a 10ª Divisão de Montanha dos Estados Unidos lutaram lado a lado, conquistando o Monte Castelo, em 21 de fevereiro de 1945, após meses de espera e tentativas anteriores, o que abriu caminho para a ofensiva das tropas aliadas até Bologna.

As atividades em San Antonio foram conduzidas pelo General de Divisão Allan M. Pepin, Comandante do Army North dos Estados Unidos, e contaram com a presença da Sra Maria Luiza Ribeiro Viotti, Embaixadora do Brasil nos EUA; e do General de Exército Eduardo Antônio Fernandes, Conselheiro Militar do Brasil junto à ONU.

Filho de Pracinha brasileiro

Destaque especial foi dado ao Dr Eduardo Viotti, esposo da Embaixadora e filho do 1º Tenente Viotti, “Pracinha” brasileiro, integrante do 11º RI, e que efetivamente combateu em Monte Castelo durante a ofensiva da FEB celebrada no evento.

Veteranos dos EUA

Compareceram ao evento os veteranos da 2ª Guerra:
– Coronel W.A. Bill Barnes, ex-membro da 85ª Divisão de Infantaria do 5º Exército Americano;
– Tenente-Coronel Ray Falk, alistado em 1944, aos 17 anos, à Marinha americana;
-Marinheiro de Primeira Classe Richard Cortez, Veterano da Marinha dos Estados Unidos;
– e o Técnico de Quinto Grau Martin Rodriguez, alistado ao Exército Americano no início de 1945, no Forte Sam Houston.

Participantes

Compareceram ao evento, ainda, o General de Divisão Jorge Augusto Ribeiro Cacho, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército; o General de Divisão Everton Pacheco da Silva, Adido do Exército Brasileiro nos EUA; e o General de Brigada Flávio Moreira Mathias, Vice-Diretor, J5, do Comando Sul dos Estados Unidos, além de civis e militares de ambos países.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Botão Voltar ao topo