publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Acolhimento: novos professores da EFE visitam Cidade da Educação em São José

A visita antecede a formatura dos educadores, que passaram por cerca de três meses de capacitação. (Foto: Divulgação/PMSJC)

Os novos professores prestes a ingressar nas unidades escolares da rede municipal de São José dos Campos visitaram nesta terça-feira (25) a Cidade da Educação. Eles foram recebidos pela direção e equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania.

A visita faz parte da capacitação e acolhimento por meio da Escola de Formação do Educador (EFE), onde os professores recém-efetivados passam por um período de preparação por cerca três meses.

Compostas por professores da modalidade P1, as turmas 12 e 13, que atuarão na educação infantil ou anos iniciais do ensino fundamental, tiveram um dia enriquecedor e puderam se familiarizar ainda mais com o ambiente escolar e a estrutura administrativa.

Profissionais conheceram as instalação da secretaria | Foto: PMSJC
Dentre as dinâmicas, houve palestras e demonstrações sobre a Educação 5.0 e principais conceitos, como a cultura maker, que incentiva os alunos a buscar soluções criativas para resolver problemas.

Por meio dessa iniciativa, a Prefeitura valoriza e investe na capacitação dos educadores, ambientando a didática dos profissionais aos recursos disponibilizados pelas escolas da rede.

Nova jornada

Para Sara Souza, que é professora há 7 anos, trabalhar como professora efetivada na rede municipal representa o início de uma nova fase animadora. “Aqui é diferente, os formadores que fazem parte da EFE são as melhores pessoas para esse papel, muito capacitados e trouxeram novos olhares para nossa prática em sala”, afirmou.

Sara está animada para trabalhar na rede municipal | Foto: PMSJC

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Alicia Reis, que já estudou em escola municipal de São José, agora está retornando às salas como professora. “Vejo como as mudanças e novidades melhoraram as unidades da rede. Hoje temos muito mais estrutura, que foca não só nos alunos, mas também nos professores.”

Vem pra EFE

Antes de ir para as salas de aula, todos os recém-efetivados pela Prefeitura recebem uma formação de três meses voltada à atuação pedagógica, metodologia e utilização de novas ferramentas educacionais disponibilizadas pelo programa Educação 5.0.

As capacitações oferecidas pela EFE não se restringem somente aos recém-contratados. Os profissionais que já fazem parte da rede têm à disposição materiais, cursos, espaços inovadores e todo apoio da equipe pedagógica para aperfeiçoar o trabalho.

O horário de trabalho coletivo (HTC) também conta com encontros geridos pela Escola de Formação. Além de professores, agentes educadores e equipes gestoras das escolas participam de especializações para aprimorar o atendimento e as rotinas administrativas.

Botão Voltar ao topo