
A Polícia Civil, por meio da Seccional de Taubaté, comandou nesta quarta-feira (26) a “Operação Neemias 2:17”, que resultou na desarticulação do tráfico de drogas em um residencial na região do Araretama, em Pindamonhangaba.
A ação contou com o trabalho do DEIC Taubaté e de diversas delegacias da Polícia Civil da região, além da cadela Aine, do Canil da GCM da Prefeitura de Pindamonhangaba, que auxiliou na localização de drogas.
A operação teve início com o cumprimento de quatro mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca domiciliar, visando desarticular uma associação criminosa voltada ao tráfico de drogas. Como resultado, cinco suspeitos foram presos, e drogas e armas de fogo foram apreendidas. Além deles, um casal foi preso em flagrante, com quem foram encontradas drogas e uma arma de fogo.
Durante a operação, os policiais registraram um flagrante de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Foram apreendidos um revólver calibre 28 com numeração suprimida, seis munições intactas e três deflagradas, um rádio HT, 100 pinos de cocaína, 65 papelotes a vácuo de cocaína, 15 pedras de crack, uma porção a granel de crack, 50 porções de maconha, aparelhos celulares e R$ 1.417,00 em dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
Para o delegado responsável, a ação foi um passo importante para desarticular crimes ligados ao tráfico, que impactam diretamente no aumento do número de homicídios na cidade. Segundo ele, o DEIC continuará com suas operações na região para reforçar a segurança pública.
O nome da operação faz referência a uma passagem bíblica do Livro de Neemias, que menciona a reconstrução de Jerusalém e a renovação da vida espiritual dos judeus.
“Quero agradecer o apoio da Secretaria de Segurança do município e dos integrantes da GCM de Pindamonhangaba, que participaram desta ação conosco e contribuíram para um resultado excepcional”, concluiu o delegado.