São Sebastião realiza Dia D de vacinação contra a febre amarela

(Foto: Divulgação/PMSS)

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), promove o ‘Dia D’’” de vacinação contra a febre amarela, neste sábado (15), na Costa Norte do município. A ação será da 9h às 16h, nas Unidade de Saúde da Família (USFs) da Enseada, Jaraguá e Canto do Mar.

Durante a semana, a dose da vacina também está disponível em todas unidades de saúde da cidade.

A ação atende a uma campanha do Guia de Vigilância Epidemiológica (GVE) em decorrência do aumento do número de casos de febre amarela no Estado de São Paulo e a baixa cobertura vacinal na região do Litoral Norte.

A enfermeira da Divisão de Programas de Políticas Públicas, Juliana Tenório, explica que a decisão para realizar a iniciativa foi tomada após a descoberta de um primata não humano (macaco) morto nas proximidades da cidade de Caraguatatuba, em uma vasta área de mata, perto de cachoeiras, por isso a primeira campanha começa por essa região.

Segundo ela, houve a suspeita que o macaco tenha sido morto por febre amarela, mas depois comprovou-se que ele não estava contaminado.

A febre amarela pode ser silvestre ou urbana. Conforme o Mistério da Saúde, no caso da febre amarela urbana a transmissão ocorre a partir dos chamados vetores urbanos, como o mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue, e há muitos anos não existem mais casos registrados no Brasil.

Porém, a outra vertente da doença é transmitida por mosquitos com hábitos predominantemente silvestres do gênero Haemagogus e Sabethes, considerados os mais importantes.

“O mosquito pica o macaco que na verdade é uma vítima. Quando ele é infectado, apresenta sintomas graves e morre”, explica Juliana.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

Não há transmissão da febre amarela de pessoa para pessoa. A vacina compreende apenas uma dose e é recomendada para crianças a partir de nove meses.

A enfermeira Juliana explica ainda que, em caso de dúvida sobre a aplicação, é preciso ir ao posto e levar a carteira de vacinação para refazer a dose. “É importante as pessoas irem ao posto e levar a carteirinha e quem não possuir ou tiver dúvidas, a gente aplica a dose e faz a carteirinha na hora.

Botão Voltar ao topo