As águas terapêuticas de São Paulo como atração turística

Como a vocação hidromineral ajuda a preservar o meio ambiente e desenvolver a economia dos municípios do interior paulista

Relaxamento e bem-estar são das alguns dos motivos das viagens à esses destinos (Foto: Andrea Piacquadio/Pexels)

As águas medicinais de São Paulo são mais do que fontes de bem-estar; elas representam um patrimônio natural que contribui significativamente para a conservação ambiental e o desenvolvimento do turismo sustentável do Estado.

Elas atraem visitantes em busca de saúde e relaxamento, ao mesmo tempo que promovem a preservação dos ecossistemas locais, ajudam a desenvolver os destinos turísticos, geram empregos e renda para a comunidade local.

Às vésperas do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Setur-SP destaca municípios famosos pelas suas fontes hidrominerais ricas em cálcio, magnésio e bicarbonato, com propriedades anti-inflamatórias e relaxantes, como Lindoia, Capital Nacional da Água Mineral.

Aos seus arredores, surgem hotéis, pousadas, spas e centros de bem-estar, além de comércio e demais atrativos, que criam oportunidades de trabalho e estimulam a economia local.

“Em um mundo cada vez mais preocupado com a saúde e o bem-estar, as águas de São Paulo se destacam como um recurso valioso.

Ao promover a saúde, preservar o meio ambiente e estimular o turismo sustentável, essas águas se tornam um símbolo da harmonia entre o ser humano e a natureza, mostrando que é possível cuidar do planeta enquanto se busca qualidade de vida e progresso”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.

As águas com propriedades terapêuticas incentivam o turismo sustentável e a preservação das áreas onde as fontes hidrominerais estão localizadas, educando moradores e visitantes sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade.

Muitas estâncias hidrominerais investem em práticas de conservação, com reflorestamento e proteção de nascentes, como Socorro, município reconhecido pela acessibilidade e pelo ecoturismo.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

Apenas o Circuito das Águas Paulistas recebe 10 milhões de turistas por ano, de acordo com o consórcio de municípios da região.

A água, inclusive, deu o pontapé inicial no desenvolvimento do turismo nesta região, hoje com mais de 30 mil leitos.

A seguir, dez destinos que têm as águas como atração turística:

1.    Águas de São Pedro, famosa por suas fontes de água mineral e tratamentos de saúde
2.     Socorro, conhecida por suas águas termais e opções de turismo de aventura
3.     São Pedro, conhecida por suas águas termais e spas
4.    Lindóia, famosa por suas águas minerais e estâncias hidrominerais
5.     Serra Negra, conhecida por suas águas minerais e tratamentos de saúde
6.    Monte Alegre do Sul, famosa pela fonte Bom Jesus, de água mineral
7.    Águas de Lindoia, a capital termal do Brasil
8.    Olímpia, com suas águas termais provenientes do Aquífero Guarani
9.    Ibirá, suas águas são famosas pela alta concentração de sais minerais e vanádio, de fontes como Ademar de Barros, Carlos Gomes e Jorrante
10.   Lins, conhecida pelas propriedades terapêuticas e curativas

Botão Voltar ao topo