Pinda: City tour leva visitantes para conhecer história e sabores da região

(Foto: Divulgação/PMP)

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou na última quinta-feira (13) mais uma edição do City Tour Histórico, Cultural e Gastronômico, pelos pontos turísticos do município.

A iniciativa proporcionou aos participantes uma imersão na história, cultura e gastronomia local, promovendo o turismo e valorizando as riquezas da cidade.

Os participantes do passeio foram selecionados por meio de um sorteio e tiveram a oportunidade de levar acompanhantes.

Além deles, profissionais do trade turístico local também estiveram presentes, reforçando a importância do evento para o fortalecimento do setor.

Estiveram presentes: diretor de turismo, Fabio Vieira e Mabel da Secretaria de Cultura e Turismo; representantes do Trade Turístico da cidade: Padre Agnaldo Soares e André da Rede Salesianos, Fabiola Heringer e Maria Vitória do Hotel Intercity, Matheus Freedon apresentador de um programa de TV sobre gastronomia, Marilza, empreendedora do Café da Marilza, Maria Elena do Museu Histórico, Carmem Lídia da Biblioteca Vereador Rômulo Campos D’Arace, e Vladimir Ferreira da Rede Graal.

Durante o trajeto, os visitantes conheceram de perto a produção de queijos e cachaças, uma loja de chocolates na região central, além de conhecer projetos sociais e históricos que fazem parte do patrimônio de Pindamonhangaba.

O passeio contou ainda com a mediação do diretor de turismo, Fabio Vieira, que compartilhou curiosidades sobre a cidade e seus prédios históricos, enriquecendo a experiência com informações sobre o passado e o desenvolvimento do município.

”O City tour é uma forma de proporcionar às pessoas conhecerem a riquíssima história de nossa cidade, interagir e ressaltar a valorização de nossos pontos turísticos e nossa cultura local, despertando o sentimento de pertencimento e contribuindo para promover o desenvolvimento econômico”, comentou o diretor de turismo, Fabio Vieira.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

City tour leva visitantes para conhecer história e sabores da regiãoA primeira parada aconteceu na Queijaria Bolderini, referência na produção artesanal de queijos na região.

Com capacidade para processar até 500 litros de leite por dia, a propriedade opera cinco dias por semana, resultando na produção de aproximadamente 50 quilos de queijo a cada dia trabalhado. Eles também reservam três dias da semana para visitação e degustação dos queijos produzidos, sendo eles: quinta, sexta e sábado.

Uma das curiosidades reveladas no local foi a origem do nome do queijo Santa Graça, um dos mais vendidos na propriedade.

O nome foi escolhido como homenagem à avó do produtor, que apreciava queijos de sabor suave.

Além da produção comercial, a queijaria também tem um papel educativo, recebendo frequentemente turmas de medicina veterinária para aulas práticas. No dia da visita, alunos da Universidade de Taubaté (Unitau) acompanharam de perto o cuidado com os animais.

Salesianos: educação e impacto social
Na sequência, os participantes visitaram a unidade dos Salesianos, instituição reconhecida pelo seu trabalho educacional e social.

O grupo foi recepcionado pelo padre Agnaldo Soares, que apresentou os principais projetos desenvolvidos no local, como o programa de contra turno escolar para crianças, um cursinho preparatório para o Enem e o projeto AMA, que oferece assistência a pessoas em situação de rua.

Uma das atrações do espaço é a réplica da casa de Dom Bosco, que imita fielmente a casa original do santo, localizada na Itália.

Além disso, a instituição, que conta com um amplo terreno de 79.000 metros quadrados, também está implementando um projeto ambiental, visando aproveitar toda a natureza do local.

“A réplica da Casa de Dom Bosco é para nós uma referência do sonho, do ideal de Dom Bosco, no trabalho com os jovens, tornar esse espaço …

Botão Voltar ao topo