Pinda: Nova capacitação auxilia unidades de Saúde no combate ao tabagismo

(Foto: Divulgação/PMP)

Nesta segunda e terça-feira, dias 17 e 18 de março, das 9h às 12h, foi realizada uma nova capacitação do Programa Estadual de Controle do Tabagismo (PECT).

O programa, que faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), conta com estratégias específicas do estado de São Paulo, via Coordenadoria de Controle de Doenças.

A iniciativa do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde foi voltada, nesta ocasião, para equipes do Departamento de Atenção Básica.

Unidades Habilitadas para o Programa
Atualmente, as seguintes unidades de saúde são referência para o tratamento contra o tabagismo: CEM (Atendimento para pacientes já acompanhados por pneumologista. Vagas excedentes podem ser preenchidas por moradores da região central), CISAS (Moreira César), ESF Goiabal, ESF Santa Cecília, ESF Cruz Grande, ESF Jardim Regina, UBS Bem Viver e CAPS AD (Atendimento destinado a pacientes com comorbidade psiquiátrica, já acompanhados por equipamentos de saúde mental e moradores da região central).

Objetivos da Capacitação
A capacitação do PECT busca aprimorar o atendimento oferecido aos munícipes, garantindo que mais pessoas tenham acesso ao tratamento para parar de fumar.

A capacitação contribui para que os profissionais da saúde possam oferecer um suporte mais eficaz e personalizado aos pacientes, aumentando as chances de sucesso no processo de cessação do tabagismo.

Avanços e Expansão
Estamos estudando a expansão do programa para disponibilizá-lo em mais unidades de saúde, ampliando o acesso dos moradores de diferentes regiões ao tratamento.

Para mais informações, os interessados devem procurar suas unidades de saúde de referência.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

O combate ao tabagismo é um desafio coletivo e com o apoio de todos, mais vidas poderão ser transformadas, promovendo a saúde e bem-estar de nossa população.

Botão Voltar ao topo