
O Setor de Infectologia da Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba vem intensificando as ações de combate à tuberculose com a entrega de panfletos de orientação à população durante o mês de março – mês de combate à doença – e realizando busca ativa de pacientes.
O material com informações sobre a doença contém dados sobre os sintomas, tratamento e formas de prevenção.
A iniciativa faz parte dos serviços existentes e realizados na sede da Infectologia (rua Major José dos Santos Moreira, 832), que neste mês está tratando 62 pacientes.
De acordo com a responsável pelo setor de Infectologia, Suely Alves, “a entrega de material informativo sobre a doença ajuda o paciente a entender os sintomas, que incluem tosse há mais de duas semanas e febre noturna, que são fatores preocupantes, e faz com que essa pessoa procure uma unidade de saúde para buscar exame”.
Assim, quem estiver com tosse há mais de duas semanas e febre noturna deve procurar uma unidade de saúde próxima a sua residência e pedir a realização de exame de escarro.
“A pessoa pode procurar uma unidade de saúde do seu bairro e informar a situação. Ela será orientada e receberá um frasco para fazer a coleta de material na casa dela.
Depois, ela leva o frasco diretamente para o Setor de Infectologia, de segunda a sexta-feira, das 7 às 9 horas”, explicou Suely Alves.
Ela alertou que “grande parte dos exames estão vindo das unidades de Urgência e Emergência, porém os pacientes não precisam esperar um estado de agravamento do quadro para fazer os exames. Basta sentir os sintomas iniciais e procurar uma unidade de bairro”.
Além da busca ativa, a Secretaria de Saúde tem desenvolvido ações de conscientização, realizado palestras e atividades educativas para profissionais de saúde e população em geral, além de ampliar a testagem e diagnóstico, com maior oferta de testes, especialmente para grupos de maior risco.
Para os casos confirmados, a equipe da Infectologia vai seguir com o protocolo do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde, com atendimento e tratamento, distribuição gratuita de medicamentos e acompanhamento clínico.
Para a secretária de Saúde, Silvia Mendes, o mês de controle da tuberculose tem como objetivo “aumentar a conscientização sobre a doença, seus métodos de prevenção e tratamento, além de mobilizar a sociedade e os profissionais de saúde para o combate à tuberculose”.
Pindamonhangaba é referência em acolhimento, tratamento e prevenção contra tuberculose e outras doenças infectocontagiosas, tendo recebido diversos prêmios e certificações nos últimos anos da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e do Ministério da Saúde.