
Durante patrulhamento pelo Bairro Roseira Velha, no município de Roseira na tarde de quinta-feira (20), uma equipe do Grupamento Tático Ambiental, constatou a presença de dois pássaros silvestres mantidos em cativeiro.
As aves identificadas foram um Canário-da-terra (Sicalis flaveola) e um Coleirinho-papa-capim (Sporophila caerulescens).
Após a vistoria, além das aves mencionadas, foi localizado um alçapão no quintal e, no quarto do casal, sobre o guarda-roupa, uma arma de fogo desmuniciada. A referida arma tratava-se de uma espingarda de pressão modificada para calibre.22, sem marca e numeração aparente.
Indagada sobre a posse da arma e dos pássaros, a proprietária informou ser de seu marido e após ligação o autor compareceu no local assumindo a responsabilidade dos materiais. Além disso, entregou espontaneamente quatro munições intactas de calibre.22, que estavam guardadas no interior do guarda-roupa.
Na esfera administrativa, a Polícia Militar Ambiental lavrou o Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 1.000,00, por infringir o Art. 25, §3°, inciso III da Resolução SIMA 05/2014.
As aves serão destinadas para o Cetas (centro de triagem de animais silvestre) IBAMA em Lorena.